Erradicar a brucelose de Imperatriz. Com esse objetivo, a Prefeitura está disponibilizando gratuitamente a vacina contra a doença aos pequenos produtores do município. Criadores com até dez cabeças de gado recebem regularmente a visita de uma equipe de vacinação nas suas fazendas para imunizarem os rebanhos.
O projeto é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Produção (Seaap). Segundo o coordenador da equipe de vacinação contra a brucelose, Márcio Ubirajara, o objetivo da Prefeitura é ajudar aos pequenos produtores do município, que dispõem de menos informações e recursos para realizar a vacinação. “O prefeito Madeira está tentando ajudar estes pequenos produtores que não têm condições financeiras nem prática para realizar a vacinação”, explicou Ubirajara.
A vacina contra a brucelose é obrigatória em todo o território nacional. Sem a comprovação da imunização do rebanho, os criadores não podem vender leite, carne ou mesmo animais. Após receberem a dose do medicamento, os criadores devem ir até a Aged, onde é emitida a certificação de gado imunizado.
Somente bezerros, entre três e oito meses, podem ser vacinados contra a doença. O objetivo do projeto é vacinar todo o gado nesta faixa de idade do município. O projeto não tem data para terminar. “Essa campanha começou em 2009 e, enquanto o prefeito Madeira estiver no cargo, nós vamos permanecer exercendo essa atividade, que é vacinar o rebanho dos pequenos produtores contra a brucelose”, finalizou.
Além da vacina contra a brucelose, outros serviços são oferecidos aos criadores durante as visitas da equipe da Prefeitura, como a ferragem dos animais. (Comunicação)
Publicado em Cidade na Edição Nº 14269
Prefeitura oferece vacinas gratuitas a fazendeiros
Equipe do município vacina pequenos rebanhos contra brucelose
Comentários