O processo de mecanização agrícola é uma das etapas mais importantes do plantio. Pensando em melhorar a produção local de legumes, frutas e hortaliças, a Prefeitura tem garantido apoio aos pequenos produtores da agricultura familiar do município. Ao todo, estão disponíveis três tratores para realizar drenagens nas localidades de cultivos.
De acordo com o secretário adjunto da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Produção (SEAAP), cerca de 330 produtores foram atendidos em 2015. Assinala também que o total de área mecanizada chega a 1.088 linhas. Segundo ele, o apoio tem ajudado a melhorar a vida de muitas famílias que estão inseridas no Programa da Agricultura Familiar em Imperatriz.
“Desde o início da gestão, nós temos buscado proporcionar o máximo possível de apoio aos pequenos produtores do nosso município. As máquinas estão disponíveis para atender às solicitações. Todo o processo de drenagem é realizado por profissionais da prefeitura”. E acrescenta: “Além do preparo do solo, a prefeitura também ajuda no processo de colheita e transporte da produção”.
O secretário municipal de Agricultura, José Fernandes, informa que para obter os serviços de mecanização, o pequeno produtor precisa solicitar junto à presidência da Associação de Produtores Rurais, localizada nas proximidades da área, que precisa de atendimento. Alerta também que o mesmo deve estar devidamente cadastrado na associação. Após isso, técnicos da SEAAP vão até a comunidade para vistoriar a área de cada produtor, em seguida a SEAAP libera a realização do serviço. Ressalva que a autorização não é emitida para os casos em que a área não atende às exigências necessárias para obtenção do serviço. “O serviço não é disponibilizado somente nos casos em que o encarregado verifica excesso de declividade, empecilhos e umidade excessiva”. (Eva Fernandes / ASCOM)
Comentários