A Prefeitura de Imperatriz, por intermédio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes), oferece, gratuitamente, à comunidade diversos cursos de qualificação profissional, através das unidades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e do Centro de Inclusão Econômica e Social de Imperatriz (Ciesi), no bairro Vila Nova.
A secretária Miriam Reis (Desenvolvimento Social) informou, à reportagem, que a comunidade poderá fazer cursos de pintura em tecido, bordado em fita, oitinho, pedraria em sandália, bijuteria, informática, manicure, capitonê, panificação e salgado, corte e costura, cabeleireiro, biscuit, maquiagem e depilação. “Nós temos como meta a capacitação da comunidade, com o objetivo de inseri-la no mercado de trabalho pois, adquirindo uma profissão, poderão ter sua independência financeira”, disse.
Ela observa que os cursos oferecidos pelo município, desde o começo da gestão do prefeito Madeira, beneficiam centenas de famílias carentes que passaram a ter uma profissão e renda que ajudam na manutenção do lar, oferecendo uma melhor qualidade de vida. “Os cursos realmente dão oportunidade para que essas famílias sejam autônomas; a meta do governo é profissionalizar as pessoas para que tenham renda, e que não dependam apenas dos programas sociais”, acrescenta.
Miriam Reis assinala que a comunidade também dispõe de cursos técnicos por meio do Programa Nacional de Acesso à Escola Técnica (Pronatec), realizado pela Prefeitura de Imperatriz, em parceria com o Governo Federal. “Esse programa capacita e encaminha as pessoas ao mercado de trabalho na faixa etária de 18 a 59 anos em cursos profissionalizantes que poderão ser feitos no Instituto Federal de Educação do Maranhão (IFMA), no Serviço de Aprendizagem Industrial (Senai) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).
Ela revela que já foram capacitadas, pelo menos, 700 pessoas em cursos de desenhistas da construção civil, operador de microcomputador, auxiliar de cozinha, garçom básico, copeiro, camareira em meios de hospedagem, assistente de cabeleireiro, manicura/pedicura e depilador. “As inscrições para essa modalidade de curso podem ser feitas nas unidades do Cras em Imperatriz”, finaliza. (Comunicação)