Desde o início do ano, 30 empreendedores individuais foram formalizados em Imperatriz. O processo de formalização é realizado pela Sala do Empreendedor, órgão responsável pelo auxílio aos empreendedores individuais do município.
O agente de desenvolvimento Adinael Rodrigues conta que normalmente as pessoas que procuram a Sala do Empreendedor já desenvolve alguma atividade, entretanto não possui formalização. “Nesses casos, o município oferece apoio na formalização, direcionamento para as capacitações que são realizadas em parceria com o SEBRAE”. Mas acrescenta: “Há casos em que o cidadão não tem noção do que realmente trabalhar, então a Sala do Empreendedor e o SEBRAE auxiliam desde a escolha do ramo de atividade comercial, formalização à capacitação”.
Sobre as vantagens da formalização da atividade comercial que o empreendedor desempenha, Adinael ressalta: “Além de facilitar no processo de aposentadoria, ele vai ter uma identidade jurídica, o que dá ao pequeno empreendedor um auxílio maior, e também propicia a participação em leilões públicos, licitações, isenções e empréstimos”.
Em relação ao acompanhamento, a coordenadora Dita Gonçalves afirma que são oferecidas capacitações, com a finalidade de proporcionar melhor direcionamento para os empreendedores da região. “As orientações das oficinas têm como propósito viabilizar o crescimento das empresas e o desenvolvimento dos empreendedores”. Acrescenta também que no final da capacitação todos os participantes recebem certificados da formação.
A coordenadora assevera aos interessados que podem procurar auxílio tanto na Sala do Empreendedor como no SEBRAE. “As pessoas que tiverem interesse em formalizar seu próprio negócio podem nos procurar. Aqui certamente terão o apoio necessário para obterem identidade jurídica”. A Sala do Empreendedor fica localizada no prédio da Prefeitura na Rua Simplício Moreira. E o SEBRAE está situado na Rua Alagoas, nº 300, Juçara. (Eva Fernandes - ASCOM)
Publicado em Cidade na Edição Nº 14969
Comentários