Um dos destaques do Stand da Prefeitura na Feira do Comércio e Indústria de Imperatriz (Fecoimp) é a área destinada ao Centro de Integração Social (Ciesi). No local são expostos trabalhos de mães que frequentaram os cursos de qualificação do Ciesi. Além disso, também são entregues panfletos informativos, que orientam a população sobre o trabalho, os cursos disponíveis e período de inscrição.
O Ciesi é o local onde são ministrados os cursos disponíveis nos Centros de Referência em Assistência Social (Cras). Na Fecoimp, estão expostos os trabalhos desenvolvidos pelo grupo da Vila Nova, que atende a vários bairros da região conhecida como Grande Vila Nova.
Segundo a coordenadora do Ciesi da Vila Nova, Zildete Costa, o objetivo dos cursos é preparar as mães para desenvolverem uma nova atividade, que possa gerar renda extra para a família. “Nós [Ciese] trabalhamos com aquelas mães carentes, ensinamos a pintar, a costurar, oferecemos cursos profissionalizantes de cabeleireiro, temos cursos de biscuit, cursos de bordado em fita, enfim. São diversos cursos de trabalhos manuais, para inserir as mães no mercado de trabalho”, garantiu. De acordo com ela, após o término das aulas, as mães ainda podem ir, sempre que desejarem, ao Centro para tirar dúvidas com as professores.
No local são desenvolvidos diversos cursos, dentre os quais a coordenadora destaca os de profissionalizantes de cabeleireiro, costura, bordado em fita e biscuit. A duração varia entre um e seis meses.
Zildete destacou, ainda, o incentivo da atual gestão à questão social. “Todo ano a Prefeitura nos concede um stand aqui na Feira. Quem visita recebe cartilhas e folders. Nós também explicamos o trabalho que está sendo realizado nestes centros. “O apoio é 100%. Lá é tudo proveniente da Prefeitura, através da Ação Social. O prefeito tem o maior carinho, porque ele sabe que muitas mães não têm condições de se deslocar até o centro da cidade e pagar o curso. Lá, é tudo de graça. As mães não pagam nada”, conclui.
As peças expostas na Fecoimp são frutos da última turma formada no Ciesi da Vila Nova. (Comunicação)