As Secretarias da Mulher, SEDES e Saúde estiveram envolvidas nas atividades e ações no povoado Petrolina

A Prefeitura Municipal de Imperatriz, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria Municipal de Políticas para Mulher (SMPM), Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes), Unidade Móvel de Oncologia, Políticas de Atenção Integral à Saúde da Mulher e demais pastas municipais, participaram, na manhã dessa terça-feira (20), de uma importante ação solidária realizada na Escola Municipal Juscelino Kubitschek, povoado Petrolina, zona rural de Imperatriz. Voltada para as mulheres e a comunidade em geral daquela localidade, a ação contou com a participação de moradores, profissionais de saúde, agentes comunitários e demais comunidades situadas às margens da Estrada do Arroz. Na ocasião, as secretarias se revezaram entre palestras e atendimento à população que lá estava, com atividades voltadas para beleza, bem-estar, saúde, entretenimento, sorteios de brindes e distribuição de lanches.

O evento contou ainda com a participação da fisioterapeuta especialista em saúde da mulher, Euzébia Santos Feitosa, que palestrou sobre a incontinência urinária e outras inflamações relacionadas à bexiga. A ação recebeu ainda o apoio do Centro de Oncologia do Hospital São Rafael que, gentilmente, cedeu as técnicas de laboratório e enfermagem, Andréia Queiroz (Home Care) e Priscila Patrícia, as quais cuidam de pacientes com câncer em hospitais gerais e abraçaram a causa social. A convite das organizadoras da ação, o coordenador da Rede de Oncologia do Município Gumercindo Filho participou como palestrante compartilhando sua experiência com a comunidade sobre prevenção de combate ao câncer e orientações.
A palestra foi direcionada à comunidade e profissionais de saúde, sobretudo às mulheres que se encontravam presentes no evento. O especialista destacou durante a palestra as formas e os cuidados de alertar mulheres sobre os riscos e a importância do exame mamográfico para o diagnóstico precoce da doença. Durante o evento, o médico falou sobre as principais formas de prevenção, além de responder todas as perguntas das participantes.
A Secretaria da Mulher esteve envolvida na ação social, ministrando palestras explicativas, levando orientações voltadas para as mulheres da comunidade. “As informações obtidas através das palestras foram muito relevantes e de forma objetiva, uma vez que foi possível esclarecer e tirar dúvidas de assuntos até então desconhecidos por muita gente, o combate ao câncer. A ação serviu para alertar a sociedade sobre as principais causas da doença, sobretudo o diagnóstico em sua fase inicial do câncer de mama e colo uterino”, disse a secretária Conceição Formiga.
A professora aposentada Florença Martins de Sousa, de 73 anos, reconheceu que esse tipo de atendimento é de grande importância para as mulheres que não têm condições nem tempo de ir até a zona urbana para os cuidados médicos. “Os gestores municipais muitas vezes optam por implantar esse tipo de atendimento apenas na zona urbana, esquecendo-se da gente que mora nas localidades mais afastadas, e ação como essa prioriza o acesso da comunidade ao serviços e esclarecimentos de saúde aqui  na zuna rural”, disse.
Durante a ação foram realizadas atividades de entretenimento, além de fornecer novas informações à comunidade. A ação contou com a participação dos moradores do local, que puderam usufruir de diversos serviços oferecidos por profissionais da Unidade Móvel Ontológica e outras entidades socioassistenciais. As atividades incluíram ainda atendimentos na área da saúde, palestras, aferição de pressão arterial e exames de prevenção de colo uterino, voltados exclusivamente à população daquela comunidade. (Francisco Lima - Ascom)