Em fase de conclusão as novas instalações do abrigo de resíduos hospitalares

Está em fase de conclusão a reforma e ampliação da lixeira do Hospital Municipal de Imperatriz, Socorrão. Em situação degradante, o depósito não cumpria exigências mínimas determinadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Anvisa. As mudanças estão sendo feitas de acordo com as normas do Regulamento Técnico para o gerenciamento de resíduos de serviços de saúde e devem ser finalizadas em 15 dias.
A obra contempla troca do piso, teto, instalação e abertura de portas mais largas, readequação de salas, aquisição de bombonas e ampliação da estrutura. "Estamos fazendo as adaptações necessárias, obedecendo às indicações para termos um local menos insalubre, com divisões para lixo comum, material de descarte e infectantes e de fácil acesso para recolhimento", explica o secretário de Saúde, Alair Firmiano.
Segundo o engenheiro de segurança do hospital, Johnny Carlos, a capacidade era pequena, insuficiente para a demanda do HMI. "Os sacos de lixo eram jogados no chão, amontoados, descartados um em cima do outro, e com o piso quebrado eles acabavam rasgando. Local ficava sempre cheio de chorume, oferecendo risco para os trabalhadores que fazem o recolhimento", ressaltou.
Com a reforma, resíduos hospitalares serão separados e recolhidos de forma adequada evitando contaminação. "O abrigo que está sendo finalizado é protegido por tela para impedir a entrada de mosquitos e roedores, impedindo contato com lixo contaminado e proliferação de doenças". (Maria Almeida - Ascom)