A limpeza dos riachos começou. Desde o último dia 15, equipes da Prefeitura trabalham na retirada de entulho acumulado dentro do Capivara e do Bacuri. O objetivo do trabalho é evitar que ocorram inundações nas casas das famílias que vivem próximas a estes locais.
O encarregado de obras do município, Gaspar Aguiar Alves, explica que, ao jogar lixo nos riachos, as pessoas impedem que a água siga seu caminho natural. Com isso, ela se acumula e acaba invadindo a casa das pessoas.
Gaspar aproveitou para falar sobre o tipo de material que já foi encontrado nos riachos. “No riacho é jogado vaso sanitário, colchão, cama, fogão a gás. Tudo isso prejudica a passagem das águas. Mas estamos limpando tudo, não está ficando nada”, explicou.
O trabalho nos locais é feito de maneira aprofundada. O objetivo é retirar todos os objetos que possam prejudicar a passagem da água. No Riacho do Meio, o trabalho deve ser concluído já no próximo dia 15. No caso do Bacuri, a expectativa é que o término aconteça em um mês.
Com a conclusão do trabalho nestes dois locais, as equipes devem se deslocar para outras áreas. Além disso, outros grupos de trabalho devem contribuir com a atividade, conforme explicou Gaspar. “Teremos outras equipes para fazer o riacho Santa Teresa e o riacho Capivara”, finalizou.
Comumente, durante o período do inverno, famílias que vivem próximas aos riachos de Imperatriz veem suas casas serem alagadas. Na maioria dos casos, isso acontece devido ao acúmulo de lixo nestes locais.
A limpeza é uma maneira de tentar evitar que essa realidade se repita, mas a recomendação do município é que os moradores não joguem lixo nos riachos. (Comunicação)