Teve início na manhã de ontem (19) a Semana Municipal de Trânsito. O evento é organizado pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (Setran) e acompanha a programação da Semana Nacional, iniciada no domingo (18). Este ano, o tema da campanha é “Juntos podemos salvar milhões de vidas”.
A cerimônia de abertura aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e contou com a participação do diretor geral do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Flávio Trindade Jerônimo, e da secretária municipal de Desenvolvimento Social, Miriam Reis, que representou o prefeito Sebastião Madeira no evento.
Durante a abertura, o secretário de Trânsito, José de Ribamar Alves, o Cabo Jota Ribamar, ressaltou a importância de cada condutor contribuir com a segurança no trânsito. Ele lembrou, ainda, que o trânsito é, hoje, a preocupação que ultrapassa as fronteiras de cidades e estados. “O trânsito seguro é um direito de todos mas, para ter um trânsito seguro, precisamos fazer a nossa parte. Hoje, o Ministério das Cidades e o Ministério da Saúde estão empenhados em, nos próximos dez anos, reduzir em 50% o número de acidentes e trânsito em nosso país”, argumentou o secretário. A cidade também irá trabalhar o tema “No trânsito está em suas mãos evitar o pior”.
Flávio Trindade também destacou a necessidade da segurança no trânsito e a preocupação do mundo com este tema. Segundo ele, a maior prova dessa preocupação global é a decretação da Década do Trânsito, iniciada neste ano.
O diretor geral do Detran aproveitou para justificar a sua escolha por Imperatriz para o lançamento da Semana de Trânsito. “Damos essa atenção especial à cidade de Imperatriz pela importância que a cidade tem do ponto de vista regional e, também, em todo o estado do Maranhão. Por isso, temos todo esse carinho com a cidade”, argumentou.
Escolas
Membros da Setran apresentaram peça de teatro sobre o trânsito. “Atriz” na encenação, a professora Luiza Alves Silva explicou o objetivo da encenação. “[O objetivo] é chamar a atenção para a violência do trânsito. Tudo que fazemos é com o objetivo de minimizar os acidentes do trânsito e, trabalhando com as crianças, temos a intenção de que quando elas se tornarem condutoras, saibam se portar bem no trânsito. O trânsito depende de todos nós”, garantiu ela, lembrando, ainda, da importância destas crianças na fiscalização dos pais.
Aluno da escola Santos Dumont, Hugo Vinícius enalteceu o evento. “É muito importante para a conscientização. Aprendemos sobre segurança no trânsito. Os motoristas conhecem todas as regras e desobedecem, por isso causam acidentes. Nós podemos fiscalizar estes motoristas”, finalizou.
Este ano a programação terá como principal foco as crianças em idade escolar. Neste processo, a Setran vai contar com a colaboração do Programa Municipal de Educação para o Trânsito (Promet).
Hoje, a partir das 9h, no auditório da Semus, a Setran oferece seminário aos estudantes do Promet. À tarde, será realizada uma blitz educativa na Praça Brasil.
Ações recentes
O trânsito, por sinal, foi alvo de diversas ações, com o objetivo de torná-lo mais organizado e reduzir os índices de acidentes. Um exemplo é a alteração no sentido de várias ruas, como a Bernardo Sayão e a Coriolano Milhomem, que passaram a ter sentido único.
Outro ponto que deve ser citado é a revitalização de várias vias, que serviram para aliviar o fluxo de ruas e avenidas. São os casos, por exemplo, da rua Sousa Lima e da avenida Santa Teresa, que foram totalmente recuperadas. A sinalização também é uma das frequentes preocupações da Setran.
Os casos mais recentes são os das ruas Brasil e Gonçalves Dias, que foram recuperadas e totalmente sinalizadas. Está prevista, ainda, a instalação de mais cinco semáforos na cidade. Dois deles irão beneficiar o cruzamentos da rua Pernambuco com a avenida JK e da rua Paraíba com a Padre Cícero.
A Semana de Trânsito 2011 será encerrada no próximo dia 25 (domingo). (Comunicação)
Comentários