Zesiel Ribeiro, secretário municipal de Educação

Em 2011, a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer (SEMED), investiu em capacitação dos professores, estruturação e inclusão digital da Rede Municipal de Ensino, programas pedagógicos e parcerias com o Ministério da Educação, além de outros órgãos, com o objetivo de desenvolver em Imperatriz uma educação de qualidade que priorize o desenvolvimento humano dos mais de 40 mil alunos que compõem a Rede Municipal de Ensino de Imperatriz.
De acordo com Zesiel Ribeiro, secretário municipal de Educação, os avanços na educação municipal de Imperatriz são notórios e podem ser percebidos através de dados quantitativos e qualitativos.
“No início de 2009, a Rede Municipal de Ensino possuía apenas 11 escolas equipadas com laboratórios de informática e 10 escolas com Mesas Educacionais do Sistema Positivo. Hoje, em toda a rede contabiliza-se 89 laboratórios de informática montados na zona urbana e rural. São: 56 laboratórios da PROINFO na Zona Urbana, 13 laboratórios da PROINFO na Zona Rural, 10 laboratórios da BGX Tecnologia (Brasil Online) e 10 Mesas Educacionais do Sistema Positivo”.
A coordenadora do Departamento Pedagógico da SEMED, Ivetilde Delgado, ressaltou que a equipe do Departamento Pedagógico tem desenvolvido diversas ações como: acompanhamento do processo de estudo e aplicação da Provinha Brasil, que em 2011 foi aplicada em 144 turmas de 2º ano do Ensino Fundamental com 3.544 alunos avaliados; coordenar o processo de estudo da Matriz de Referência de Língua Portuguesa e Matemática e realizar orientações sobre o processo de aplicação da Prova Brasil – 2011 com 117 professores.
Além disso, Ivetilde Delgado ressalta que a Secretaria de Educação tem desenvolvido encontros mensais de formação continuada com professores de Ciências e acompanhamento durante realização de feiras de ciências através da Comissão de Ciência e Tecnologia de Imperatriz (COMCITEC).
A SEMED também tem investido em cursos de graduação, aperfeiçoamento e especialização através da Universidade Aberta do Brasil (UAB) em Imperatriz. A UAB/Imperatriz atende 1142 alunos.
Zesiel Ribeiro ressaltou, ainda, que outros programas e ações que vêm sendo desenvolvidos pela SEMED.

Proepi - EJA

Implantado em 2010, o Programa de Educação Profissional Integrada a Educação de Jovens e Adultos (PROEPI – EJA) beneficiou 30 escolas das Zonas Urbana e Rural, totalizando cerca de 1.775. Em 2011, o Programa inovou ao implantar o Curso de Formação de Equipes Eficazes para 57 agentes públicos da SEMED.

Educação Inclusiva

Com as Salas de Recursos Multifuncionais (SRM), a SEMED realizou em 2011 262 atendimentos a alunos com deficiência. As SRMs são espaços destinados à realização do Atendimento Educacional Especializado e têm como público alvo alunos com deficiência, Transtornos Globais de Desenvolvimento, Altas Habilidades e Superdotação. Atualmente a Rede Municipal de Ensino conta com 15 Salas de Recursos Multifuncionais, sendo 14 na zona urbana e 01 na zona rural. Os 34 professores responsáveis pelas SRM, cursaram especialização em Atendimento Educacional Especializado pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Instituto Ayrton Senna

Através de parceria firmada com o Instituto Ayrton Senna e a empresa Suzano Papel e Celulose, a SEMED implantou na Rede Municipal de Ensino os programas que integram a Rede Crescer do Instituto Ayrton Senna: Gestão Nota 10, Circuito Campeão, Se Liga e Acelera Brasil. Os programas têm como objetivo combater o analfabetismo, a repetência e o abandono escolar, preparando crianças e jovens para vencerem na escola e na vida.

Sistema de Ensino Projecta - Melhor Escola

Desde 2009 o “Projecta Melhor Escola” atua em Imperatriz proporcionando uma forma de trabalho sistêmica, alinhando os esforços de todas as partes interessadas no alto desempenho dos alunos. Em 2011, a SEMED inovou ao implantar o livro do Projecta Melhor Escola em todas as 33 creches da rede municipal.

Brasil Alfabetizado

O Ministério da Educação (MEC) realiza, desde 2003, o Programa Brasil Alfabetizado, voltado para a alfabetização de jovens, adultos e idosos. O programa é uma porta de acesso à cidadania e o despertar do interesse pela elevação da escolaridade. O Brasil Alfabetizado em Imperatriz alfabetizou em 2011 mil alunos.

Biblioteca Pública Municipal

Com a prioridade de oferecer atendimento de qualidade ao público em geral visando a satisfação dos usuários, a equipe da biblioteca desenvolve ações e projetos em escolas da rede municipal, como: “Orientação e organização das bibliotecas escolares”; “Leitura em Foco”; “Noções básicas para organização de bibliotecas escolares” e “Amigos do Livro”. Até o momento, 22 escolas foram contempladas com os projetos de leitura e 24 com o projeto de orientação para os responsáveis pelas bibliotecas escolares.

Mais Educação

Em parceria com o Ministério da Educação (MEC), as escolas realizam atividades optativas que envolvem: acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, educomunicação, educação científica e educação econômica, que integram o programa Mais Educação. Doze escolas já participam do programa e o objetivo é que sejam 17 escolas atendidas.

Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE)

O Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE) é uma das ações do Programa Saúde na Escola (PSE), que tem a finalidade de contribuir para a formação integral dos estudantes da rede pública de educação básica por meio de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde.
A proposta do projeto é realizar ações de promoção da saúde sexual e da saúde reprodutiva de adolescentes e jovens, articulando os setores de saúde e de educação. Com isso, espera-se contribuir para a redução da infecção pelo HIV/DST e dos índices de evasão escolar causada pela gravidez na adolescência (ou juvenil), na população de 10 a 24 anos.

ProJovem Urbano (PJU)

O ProJovem Urbano é resultado da parceria firmada entre o Governo Federal e a Prefeitura de Imperatriz. Vanessa da Silva, coordenadora executiva do programa, esclarece a finalidade de desenvolvimento deste programa.
“O PJU tem como principais objetivos: reinserção dos jovens no processo de escolarização; a identificação de oportunidades potenciais de trabalho e a capacitação dos jovens para o mundo do trabalho; a participação dos jovens em ações coletivas de interesse público; a inclusão digital como instrumento de inserção produtiva e de comunicação e a ampliação do acesso dos jovens à cultura”.

Escola que Protege

Visa mobilizar escolas da rede municipal de ensino para o desenvolvimento de ações e projetos pedagógicos voltados para o enfrentamento e prevenção das diferentes formas de violência contra criança e adolescente, bem como, para a efetivação e defesa dos seus direitos. O projeto já atendeu cerca de 1.200 alunos, 1300 pais e responsáveis e 200 gestores, coordenadores e professores.

Programa CRESCER

Prevê ações de combate a evasão e fracasso escolar através do acompanhamento da frequência por meio da FICAI - Ficha de Monitoramento e Acompanhamento do Aluno não assíduo na frequência escolar. O Programa conta com a parceria do Ministério Público, Conselhos Tutelares. Atende pais, alunos e professores.

Escola Ativa

Em março do ano passado, a SEMED implantou o Programa Escola Ativa em 15 escolas que fazem parte da Educação no Campo da Rede Municipal de Ensino com salas multisseriadas. O objetivo do programa é criar condições para a aprendizagem voltada para a compreensão da realidade social na qual a criança está inserida, buscando estimular vivências que objetivam a aprendizagem, a participação, a colaboração, o companheirismo e a solidariedade, envolvendo, reconhecendo e valorizando todas as formas de organização social.