Telecentros de Informática qualificam mão-de-obra em Imperatriz

A Prefeitura de Imperatriz, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), amplia o projeto de instalação de telecentros em diversos bairros de Imperatriz. Foi o que informou ontem à reportagem a coordenadora do Telecentro, Benedita Gonçalves, da Sedec.
Ela explica que o projeto é realizado em parceria com o Ministério das Comunicações, do Governo Federal. “O município instala esses computadores em parceria com associações de moradores dos bairros com o objetivo de oferecer cursos de qualificação profissional à comunidade, principalmente jovens e adultos”, disse.
Dita Gonçalves, como é mais conhecida, ressalta que assim que o aluno passa pelo processo de qualificação, busca inseri-lo no mercado de trabalho na cidade de Imperatriz. “Esse também é um curso de capacitação nas áreas de administração, telefonista e departamento pessoal”, garante.

Novos telecentros
Ela destaca que existem pelo menos cinco telecentros instalados em Imperatriz. A meta do prefeito Sebastião Madeira é entregar, já nesta semana, o Telecentro da Vila João Castelo, oferecendo inicialmente 60 vagas para os alunos do bairro. “O prefeito também vai inaugurar, ainda na primeira quinzena do mês de maio, o Telecentro do Conjunto Vitória, também com 60 vagas para os jovens”, disse.
Ela revelou à reportagem que já foram qualificadas 4.865 pessoas nas cinco unidades do telecentro em Imperatriz. Desse total, 245 jovens foram inseridos no mercado de trabalho. A meta para este ano é chegar aos 6 mil alunos qualificados, isto é, depois da inauguração das novas unidades do Telecentros de Informática da Vila João Castelo e do Conjunto Vitória.

Parcerias
Dita Gonçalves enfatiza o apoio da iniciativa privada e de instituições financeiras que colaboram na manutenção dos telecentros instalados nos bairros de Imperatriz. “A preocupação do prefeito Madeira é oferecer cursos de qualificação profissional aos jovens que moram nos bairros que ficam distantes do centro”, finalizou. (Gil Carvalho - Comunicação)