Os riachos que cortam a cidade serão limpos antes do início do período chuvoso. A determinação do prefeito Assis Ramos é que, além da limpeza, se proceda ainda o alargamento das calhas e aprofundamento dos riachos Bacuri, Capivara, Santa Teresa e Riacho do Meio e seus pequenos afluentes.
Com o objetivo de tratar da ação preventiva, estiveram reunidos, na terça-feira (10), o titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura - Sinfra, Francisco de Assis Pinheiro; o superintendente municipal de Proteção e Defesa Civil, Josiano Galvão, e o diretor regional da Sinfra estadual, Waldegno Salustiano Júnior.
Na reunião ficou estabelecida parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado para a realização das obras de limpeza, alargamento e aprofundamento dos riachos. O superintendente da Defesa Civil, Josiano Galvão, entende que a parceria vai contemplar melhor a comunidade que mora às margens dos riachos.
O secretário de Infraestrutura, Francisco Pinheiro, atendendo determinação do prefeito Assis Ramos, vai iniciar o trabalho na próxima segunda-feira (16), pelo riacho Bacuri, nos bairros Morada do Sol, Vila Redenção I e II, Vila João Castelo, Brasil Novo, Jardim Lopes, Vila Machado, Parque Alvorada e parte da BR-010.
"Nesse primeiro momento, a Prefeitura entra sozinha com essa ação, mas logo em seguida o Governo do Estado vai se encampar fornecendo maquinários e mão de obra", afirma Josiano Galvão, ressaltando que a Defesa Civil fará trabalho de conscientização para que a comunidade não jogue lixo após a limpeza dos riachos.
Com relação aos moradores que construíram casas sobre os leitos dos riachos, o superintendente afirmou que eles continuam sendo notificados pela Defesa Civil e Secretaria de Planejamento Urbano (SEPLU). Ressaltou que antes das chuvas a Superintendência de Proteção e Defesa Civil fará o cadastramento dos moradores das áreas de risco. (Domingos Cezar - ASCOM)