Em parceria, as Secretarias Municipais de Agricultura, Abastecimento e Produção (Seaap) de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (Sepluma) e a Superintendência Municipal de Defesa Civil iniciaram uma espécie de força tarefa com o objetivo de combater a todas as pessoas e empresas que não respeitam o Código de Postura do Município.
Desde julho, a Defesa Civil do Município começou um trabalho de retirar todo e qualquer outdoor e placas de publicidade que foram instalados sem a permissão da Prefeitura Municipal em locais impróprios ou considerados de risco. O trabalho iniciou pela Avenida Getúlio Vargas e se estendeu para outras importantes ruas e avenidas do centro comercial da cidade.
Dezenas de placas e outdoors já foram retiradas, melhorando visivelmente a feição urbanística da cidade e proporcionando uma melhor visão para os motoristas. O objetivo de diminuir o índice de acidentes em função dessas placas instaladas em locais impróprios foi alcançado, como bem coloca o superintendente municipal de Defesa Civil, Francisco das Chagas, o Chico do Planalto.
Por sua vez, a Sepluma iniciou o trabalho de retirada dos camelôs que se amontoavam nas ruas e calçadas do centro comercial. Num trabalho lento, porém de conversação e entendimento, pouco a pouco os vendedores ambulantes vão abandonando as calçadas permitindo que os pedestres possam circular normalmente pelas ruas. Outra turma de fiscalização coordenada por Anwar Faiz percorre as ruas da cidade orientando os proprietários de imóveis comerciais e residenciais a padronizarem as calçadas. Esse trabalho de conscientização já foi feito pela Avenida Getúlio Vargas, Avenida Dorgival Pinheiro de Sousa, Avenida Ceará e agora chega também junto a força tarefa pela Avenida Bernardo Sayão.
Diante dessa parceria, tem início às 8h desta quinta-feira (15) o trabalho em equipe, dessa feita com a participação da Secretaria Municipal de Agricultura, que vai orientar os feirantes que estão retornando para a avenida a continuarem na feira da Nova Imperatriz. “Nosso objetivo é desocupar as ruas e calçadas dando uma nova feição urbanística à cidade”, garante Cleto Vasconcelos, titular da Sepluma. (Domingos Cezar/ASCOM)