A Prefeitura de Imperatriz, por intermédio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedec), inaugurou, na última segunda-feira (21), o Telecentro de Informação e Negócios da Vila João Castelo. Essa é a sexta unidade inaugurada nos últimos quatro anos.
Na ocasião, o presidente da Associação Brasileira de Assistência Social (Abas), Antonio Amaro Torres, destacou a parceria celebrada entre a entidade e o município no processo de instalação do Telecentro da Vila João Castelo. “Esse é um projeto de grande importância para a inclusão social da comunidade carente que não tem acesso à informática”, disse.
Ele assinala que o Telecentro da Vila João Castelo, instalado na Avenida da Liberdade, nº 500, atenderá dezenas de alunos e moradores da região da grande Cafeteira. “Nós queremos parabenizar o governo Madeira, os secretários municipais, a imprensa e a população, que será a maior beneficiada com a instalação desse equipamento”, afirma.
A coordenadora dos Telecentros, Benedita Gonçalves, também agradeceu ao prefeito Madeira pelo apoio na instalação da sexta unidade de inclusão digital em Imperatriz. “Esse projeto oportuniza não apenas a inclusão digital, mas o acesso da comunidade ao mercado de trabalho, pois os cursos oferecidos (básico e avançado) possibilitam qualificação do cidadão”, reitera.
O secretário Sabino Costa (Sedec) enfatizou que o projeto de inclusão digital é realizado pela Prefeitura de Imperatriz, o Ministério das Comunicações, entidades sociais e a iniciativa privada. “Esse projeto leva cidadania, pois no mundo atual (moderno) é quase impossível viver sem ter acesso à internet, considerada hoje a grande fonte de informação (dados)”, lembra.
Ele lembra que a maioria da juventude não tem dificuldade em dominar a nova tecnologia (internet) devido à utilização de aparelhos celulares (smartphone) com tecnologia semelhante ao computador. “Nós temos algumas gerações que não tiveram acesso a essa ferramenta (internet) ficando excluídas do processo tecnológico, fato porque consideramos hoje importante esses telecentros como forma de oportunizar esse conhecimento em informática”, avalia.
A sociedade civil também contribui com o desenvolvimento da cidade, ajudando na instalação dessas unidades de telecentros nos bairros de Imperatriz. “Esses parceiros percebem a importância dessas ações junto à comunidade”, disse Sabino.
Conquista
O prefeito Sebastião Madeira comentou que “às vezes a pessoa apenas valoriza uma administração pelas ruas, embora a prefeitura esteja com diversas frentes de serviços trabalhando na recuperação de ruas e avenidas”. “Nós também estamos cuidando das pessoas na área da saúde, da ação social e na educação, pois hoje a maioria das escolas municipais tem acesso a laboratório de Informática”, assegura.
Ele garantiu que a meta do governo é concluir, até o final deste ano, a instalação de computadores em todas as unidades escolares do sistema municipal de ensino de Imperatriz. “Os telecentros beneficiam [diretamente] os moradores que não estão na escola, mas que necessitam de qualificação profissional, bem como os que não dispõem de um computador doméstico”, acrescentou.
Madeira falou ainda que “o avanço tecnológico tem obrigado o cidadão a buscar conhecimento de informática para ter acesso à internet”. “Basta a pessoa dar um click para comprar um produto via internet, bem como pesquisar sobre a vida de uma pessoa, pois estará disponível na internet”, exemplificou.
Presenças
Participaram da solenidade de inauguração do Telecentro da Vila João Castelo os secretários municipais Iramar Cândido Lima (Administração); Arnaldo Júnior (Juventude); Sabino Costa (Desenvolvimento Econômico); Hudson Alves (Governo); Lucena Filho (Fundação Cultural) e Gilson Ramalho (Procurador do Município). (Gil Carvalho - Comunicação)
Comentários