"Um dia histórico para a cidade". Assim resume o secretário municipal de Educação, Zesiel Ribeiro, ao comentar a inauguração do novo prédio da Universidade Aberta do Brasil, programa de ensino superior à distância mantido pela Prefeitura em parceria com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).
A inauguração da nova UAB, que tem o nome de fantasia de Polo de Apoio Presencial Professor Vito Milesi, será neste sábado, às 8 horas.
A Universidade Aberta do Brasil (UBA) deixa as antigas e acanhadas instalações, localizada na Rua Leôncio Pires Dourado, e passa, a partir de hoje, a funcionar nas dependências da antiga Escola União, na Rua D. Pedro I.
Para que o espaço pudesse receber a UAB, a Prefeitura, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação, fez um grande investimento. As salas foram climatizadas. Foi construído um moderno auditório e ainda ampliado o laboratório de informática.
Ontem pela manhã, o prefeito Sebastião Madeira visitou a nova sede da UAB. Estava acompanhado do secretário Zesiel Ribeiro.
"Na nossa gestão, a Educação tem tido um espaço mais do que especial. Temos tido o cuidado de investir forte na qualificação dos profissionais, mas também estamos, desde o primeiro momento, investindo na expansão do espaço físico para atender à demanda cada vez maior. Construímos novas escolas, ampliamos as que já existiam e agora, com esse novo prédio, melhoramos e ampliamos o espaço da UAB", comentou o prefeito.
Num rápido contato com a imprensa, o secretário de Educação explicou que o município tinha se habilitado ao programa Universidade Aberta ainda em 2005, mas os gestores da época não se preocuparam em implantá-lo.
"Ao percebemos a importância desse programa para o avanço da educação, não só do nosso município, mas para toda a região, não pensamos duas vezes. Conversamos com o prefeito e, ao recebermos o sinal verde, tratamos logo da implantação do projeto que, com essa inauguração, ganha uma nova dimensão e visibilidade", destacou o secretário.
O que é UAB
A Universidade Aberta do Brasil é um sistema integrado por universidades públicas que oferece cursos de nível superior para camadas da população que têm dificuldade de acesso à formação universitária, por meio do uso da metodologia da educação à distância. O público em geral é atendido, mas os professores que atuam na educação básica têm prioridade de formação, seguidos dos dirigentes, gestores e trabalhadores em educação básica dos estados, municípios e do Distrito Federal.
Francisca Noronha Lô, coordenadora do polo, explica como ele funciona: "Em Imperatriz, o polo UAB - Vito Milesi funciona desde 2009 e é de responsabilidade da Prefeitura de Imperatriz, através da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), e atende a um total de 1053 alunos distribuídos em 17 cursos de graduação, aperfeiçoamento e especialização. Em 2012, 147 alunos dos cursos de especialização apresentaram Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e está aguardando a publicação das notas".
Comentários