São onze salas, biblioteca, cozinha, depósito de materiais, despensa, refeitório, seis banheiros femininos e seis masculinos para alunos e mais quatro para alunos com necessidades especiais

Na manhã desta sexta-feira (20), a comunidade do bairro Itamar Guará recebe a Escola Municipal Maria Evangelista de Sousa. Esta é a 42ª ação de melhoria da infraestrutura de unidades escolares da rede municipal de ensino de Imperatriz realizada pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED) desde 2009.

A escola tem como gestora a professora Josinery Barbosa Bonfim e atende a 608 alunos do bairro em dois turnos: matutino e vespertino. Além das disciplinas curriculares, a escola desenvolve ações em parceria com o Setor Pedagógico da SEMED, como assessoria pedagógica, serviço de orientação educacional, supervisão escolar, formação continuada com gestores, vice-gestores, coordenadores pedagógicos e professores, dentre outros.
A Escola Municipal Maria Evangelista de Sousa conta com os seguintes ambientes: secretaria, diretoria (com banheiro para funcionários), sala de professores (com banheiro e vestiário), onze salas de aula, biblioteca, cozinha (com banheiro para funcionários), depósito de materiais, despensa, refeitório, seis banheiros femininos para alunos, seis banheiros masculinos para alunos e quatro banheiros para alunos com necessidades especiais.
Além das 42 ações de melhora da infraestrutura escolar, os projetos continuam avançando. Está em andamento em Imperatriz a construção de nove unidades escolares que envolvem parcerias com o Governo Federal, através do Ministério da Educação (MEC) e receitas municipais.
Zesiel Ribeiro, secretário municipal de Educação, enumera as construções que estão em andamento: “Temos em Imperatriz unidades de Pró-Infância com construção em andamento nos bairros Santa Inês, Vila Mariana, Sanharol, Vilinha (Parque Avenida) e Cafeteira; e ainda as unidades Pró-Infância de metodologias inovadoras nos bairros Recanto Universitário, Itamar Guará e Bom Jesus (Residencial Dom Affonso Felippe Gregory). Além destas, está em fase final a construção da Escola Maria Evangelista de Sousa (Itamar Guará)”.
Quadras - Além das escolas, foram aprovados, em parceria com o Governo Federal, os projetos para construção e cobertura de quadras poliesportivas das escolas José Queiroz (Conjunto Vitória), Frei Tadeu (Vilinha), Pedro Abreu (Vila Fiquene), Morada do Sol (Jardim Morada do Sol), Afonso Pena (Km1700) e já está em construção a quadra da Escola Tiradentes (Parque Anhanguera). Ainda em 2014, foram inauguradas quadras poliesportivas nas escolas Elisa Nunes (Santa Rita), Paulo Freire (Parque Amazonas) e Madalena de Canossa (Sanharol). (Luana Barros – ASCOM)