A Prefeitura de Imperatriz coloca em funcionamento, até novembro deste ano, o Prontuário Eletrônico do Cidadão, PEC. Segundo o Departamento de Atenção Básica (DAB), cerca de 90% das UBSs já estão informatizadas e com PEC implantado, aguardando apenas treinamento para utilização. Das 37 UBSs, 34 já receberam computadores com monitor, periféricos e internet banda larga; e das 42 equipes de Estratégia e Saúde da Família, 12 já foram capacitadas.
Segundo o secretário de Saúde, Alair Firmiano, após treinamento, a utilização do PEC será imediata. "O prontuário eletrônico vai facilitar a vida dos profissionais e do usuário da rede pública, pois não haverá mais uso de fichas em papel, evitando erro nos fluxos por falta de dados", ressaltou. Segundo ele, o investimento garante agilidade e eficiência, além de melhorar a qualidade e segurança das informações dos pacientes na base de dados. "Não podemos mais adiar um serviço que era para estar sendo oferecido à população desde 2013", afirmou.
Com o PEC, o histórico do paciente ficará gravado em um único sistema, o que permite que todos os médicos de qualquer especialidade e demais profissionais tenham acesso aos dados detalhados de todos os exames e tratamentos realizados, além de destacar possíveis pontos de acompanhamento e atenção. "Com isso é possível fazer diagnósticos mais rápidos e tratamentos mais específicos e precisos", destacou Firmiano. O secretário observa que o programa possui ferramentas para cadastro dos pacientes, gestão da agenda dos profissionais, acolhimento à demanda espontânea, atendimento individual e registro de atividades coletivas. (Maria Almeida - ASCOM)
Publicado em Cidade na Edição Nº 15982
Prefeitura implanta Prontuário Eletrônico do Cidadão
Novo sistema garante suporte clínico, tecnologia avançada e melhor integração dos serviços de saúde
Comentários