A Prefeitura de Imperatriz, por intermédio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes), implanta nesta sexta-feira (17) o “Espaço Conviver”, na unidade do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), localizada na rua Dom Pedro I, nº 1398, no bairro Bacuri.
O “Espaço Conviver”, de acordo com a coordenadora das unidades do CRAS, Paola Lima, está voltado para crianças de até seis anos de idade e suas famílias, que vivenciam situação de vulnerabilidade social e fragilização de vínculos familiares e comunitários em Imperatriz. “Vamos atender, em especial, crianças reconduzidas ao convívio familiar após medida protetiva de abrigamento; crianças inseridas nos serviço de proteção a indivíduos e famílias, bem como crianças em famílias com evento de violência entre seus membros”, explica.
O projeto também atenderá crianças com deficiência e suas famílias, com prioridade para as beneficiárias do BPC (Benefício de Prestação Continuada); crianças cujas famílias são beneficiárias de programas de transferência de renda em descumprimento de condicionalidades do PBF (Programa do Bolsa-Família).
Ela diz ainda que o “Espaço Conviver” tem como objetivo afiançar a segurança de convívio familiar e comunitário, de desenvolvimento da autonomia e promover o fortalecimento de vínculos afetivos entre as crianças e suas famílias. Para tanto, desenvolverá ações educativas voltadas para prevenção da violência possibilitando acessos e experiências e manifestações artísticas, culturais, esportivas e de lazer, com vistas ao desenvolvimento de novas sociabilidades.
“Esse novo projeto estimulará vivências lúdicas, desenvolvendo estratégias para estimular e potencializar recursos de crianças com deficiência e o papel das famílias e da comunidade no processo de proteção social”, disse ela, que destaca o apoio do prefeito Sebastião Madeira.
Acompanhamento - As crianças serão acompanhadas por orientadores de atividades lúdicas, assim como assistentes sociais, psicólogos e pedagogos. Terão acesso, dentre outras atividades, a brincadeiras orientadas na brinquedoteca e no parque, teatro e fantoches, além de acompanhamento familiar.
Para o desenvolvimento das ações do Espaço Conviver, a Prefeitura Municipal, através da Sedes e em parceria com o Governo Federal, realizou aquisições de brinquedos pedagógicos, estruturou o ambiente físico do CRAS-Bacuri e contratou orientadores de atividades lúdicas.
“Após a implantação do serviço, as famílias interessadas devem procurar o CRAS para inclusão das crianças nas atividades; o serviço será expandido para outras áreas como Cafeteira, Vila Nova, Santa Rita e Coquelândia”, finaliza. (Comunicação)
Publicado em Cidade na Edição Nº 14332
Comentários