Lucena Filho: “Carnaval é festa, mas também negócios

Domingos Cezar

O período carnavalesco foi aberto no último domingo (5) com um ensaio da jardineira na Praça Mané Garrincha. Entretanto, o carnaval promovido pela Fundação Cultural de Imperatriz (FCI), que resgata as marchinhas carnavalescas, vai agitar todo o circuito que começa na Praça Mané Garrincha, às 16 horas, com a chegada na Praça da Cultura, sábado, dia 18, fevereiro. O Governo do Estado cedeu a Jardineira para os quatro dias da folia.
De acordo com o presidente da FCI, Antonio Mariano Lucena Filho, há três anos que esse resgate vem sendo feito e tem recebido o apoio da população que comparece em todas as concentrações, a partir da Mané Garrincha. “É o carnaval da família, onde brincam as crianças, os adolescentes, adultos e idosos, é um carnaval alegre e para todas as idades”, define Lucena Filho.
O presidente da FCI garante que ele cresce a cada ano “e com uma salutar diferença: durante esses três anos, não foi registrada uma só confusão em todo o corredor da família”, afirma Lucena Filho, ressaltando que o prefeito Sebastião Madeira vibra com o resultado. Lucena explica que daí vem a proposta defendida pela administração municipal de começar a brincadeira cedo para dar oportunidade às crianças.
Lucena Filho observa que outra proposta do executivo municipal é fomentar a economia da cultura. “Carnaval não é só alegria, mas também um meio de se ganhar dinheiro, razão porque damos a oportunidade para que vendedores ambulantes se organizem e possam vender seus produtos, aumentando assim seu faturamento e, consequentemente, seu lucro”, observa o presidente da Fundação Cultural.
Ele observa ainda que Imperatriz não quer fazer concorrência com outras cidades, como Barra do Corda, Porto Franco, Grajaú, entre outras que também realizam seus carnavais. “Nós queremos e estamos realizando nesses três anos um carnaval alegre, de resgate das antigas marchinhas, inclusive realizando o Festival de Marchinhas Carnavalescas”, afirma Lucena Filho, ressaltando que a pretensão é manter o povo de Imperatriz na cidade, brincando seu carnaval.
Na avenida Beira-Rio, a festa começa às 22h30 no palco armado ao lado da quadra de esportes, onde se apresentam durante os quatro dias de festa Negrine, a banda BumBum de Bebê, Banda Vibração e a banda Preocupação Zero.