O secretário da SERF, Alcemir Costa, se reuniu com representantes da Secretaria Especial de Assuntos Indígenas, para tratar sobre parceria da Prefeitura para a construção da Casa de Saúde do Índio (Casai)

O secretário de Regularização Fundiária, Alcemir Costa, se reuniu com representantes da Secretaria Especial de Assuntos Indígenas e com o médico Gumercindo Filho, na manhã desta segunda-feira (03), para tratar sobre parceria da Prefeitura Municipal com o Ministério da Saúde, para a construção de prédio próprio para a Casa de Saúde do Índio (Casai). A Serf doará terreno no Bairro Bom Jesus, onde será construída a nova sede.
A Secretaria fez um levantamento de áreas para saber qual seria a ideal para atender as necessidades da Casa. De acordo com Alcemir, o terreno fica bem localizado dentro do Conjunto Habitacional Dom Affonso Felipe Gregory, próximo ao hospital Macrorregional de Imperatriz, o que vai tornar o atendimento dos indígenas mais adequado. O espaço doado mede 50 metros de frente por 90 de comprimento.   
O chefe da Casai há oito anos, Francisco de Barros, enfatizou que durante todo esse tempo estavam em imóvel alugado, em geral, incompatível para abrigar a quantidade de pessoas que recebe. "Nós agradecemos e estamos na expectativa para que dê certo" - ressaltou. 
Os índios de aldeias de Bom Jesus das Selvas, Amarante, Montes Altos, Grajaú, Barra do Corda, Arame e de outras cidades próximas a Imperatriz, são beneficiados pela Casai, que abriga não somente o paciente, mas, também, seu acompanhante.  
De acordo com Lourenço Krikati, Assis Ramos se prontificou em contribuir no que fosse necessário para que a Casai seja construída. "Hoje, o indígena não tem um local, e para nós é muito importante ter um espaço apropriado, no padrão exigido pelo Ministério da Saúde. Eu sonho muito com isso" - afirmou. (Sara Batalha/ Ascom PMI)