A Prefeitura Municipal, por intermédio da Superintendência Municipal de Defesa Civil e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes), realizou na manhã dessa quinta-feira (19) a terceira distribuição de cestas básicas aos desabrigados que se encontram instalados no Parque de Exposição e na Escola Municipal Paulo Freire.
De acordo com Francisco das Chagas Silva, o Chico do Planalto, superintendente municipal de Defesa Civil, 47 famílias estão instaladas no Parque de Exposição Lourenço Vieira da Silva, enquanto 13 foram levadas para as dependências da Escola Paulo Freire. Essas famílias estão instaladas provisoriamente desde o dia 8 passado.
No dia 8 de janeiro, uma verdadeira “tromba d’água” ocasionada pela abertura das comportas da hidrelétrica de Estreito invadiu as casas repentinamente pegando de surpresa seus moradores. Mesmo sendo um dia de domingo, a Prefeitura de Imperatriz, por intermédio da Defesa Civil do Município, providenciou a retirada dos moradores atingidos.
Chico do Planalto informou também que, antes da repentina enchente, a Defesa Civil já havia cadastrado 490 famílias residentes nos bairros da Caema, Leandra, Beira-Rio e Curtume. “Destas, 312 famílias foram atingidas frontalmente e 60 estão desabrigadas, sendo alojadas no Parque de Exposição e Escola Paulo Freire, enquanto outras procuraram abrigo em casas de familiares”, afirmou o superintendente.
Com o baixar das águas, várias famílias retornaram para suas casas e tentam retornar à vida normal visando recuperar o que perderam de bem material. As que continuam nos abrigos da Prefeitura Municipal continuarão recebendo alimentos, assistência médica, além de outros benefícios, conforme explicou Chico do Planalto.
O superintendente afirmou que o prefeito Sebastião Madeira recebeu do coordenador estadual de Defesa Civil, Coronel Robério Santos, a garantia de que o governo do estado vai levar aos desabrigados alimentos e outros donativos. Robério Santos, segundo Chico do Planalto, elogiou a iniciativa da Prefeitura de Imperatriz em assumir, com o apoio de órgãos e instituições locais, a retirada imediata dos atingidos pela enchente. (Comunicação)
Publicado em Cidade na Edição Nº 14308
Comentários