A manhã de ontem (6) foi especial para as famílias de vinte e dois cadeirantes da cidade de Imperatriz. Por volta das 9h, a Prefeitura de Imperatriz doou cadeiras de rodas para paraplégicos e tetraplégicos cadastrados no programa de Tratamento Fora de Domicílio (TFD). O equipamento é feito sob medida, encomendado diretamente pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus).
A entrega das cadeiras faz parte do Programa de Órtese e Prótese, mantido pela Prefeitura e pelo Governo Federal, que se destina a doar aparelhos de substituição (prótese) ou aparelhos de correção ou complementação (órtese), em complemento ao tratamento médico aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Nestes casos, o médico solicita ao município e a Semus encaminha o pedido para licitação.
A coordenadora do Programa de Órtese e Prótese em Imperatriz, Marlene Maranhão Diniz, afirma que as cadeiras doadas ontem estão entre as mais modernas do mercado.
Maria de Jesus Batista é mãe do jovem Rian, de apenas oito anos. O garoto sofre de comprometimento psicomotor e esperava pela cadeira de rodas havia cinco anos. Até ontem ele usava uma cadeira emprestada pela Semus. Agora, vai poder usar seu próprio equipamento.
O caso de Daniel Dovale Sousa, de apenas onze anos, é parecido, mas sua espera durou mais tempo. Foram nove anos até receber o aparelho. A mãe, Elenilda, elogiou o município, afirmando que “a Prefeitura tem o maior empenho em ajudar esse público”.
Compromisso com a saúde é, antes de tudo, ter compromisso com as pessoas. Para a próxima semana está prevista a entrega de mais 35 cadeiras de rodas. (Comunicação)