Mais 35 cadeiras de rodas foram entregues na manhã de ontem (16) a paraplégicos e tetraplégicos da cidade de Imperatriz. Algumas famílias esperavam pelo equipamento havia mais de dez anos. Todos os beneficiados estão cadastrados no programa de Tratamento Fora de Domicílio (TFD).
A entrega do material faz parte do Programa de Órtese e Prótese, mantido pela Prefeitura de Imperatriz e pelo Governo Federal. O objetivo é doar aparelhos de substituição (prótese) ou de complementação (órtese) a usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Nestes casos, o médico faz a solicitação ao município. Cabe à Secretaria Municipal de Saúde (Semus) encaminhar o pedido para licitação.
Na primeira semana do ano, o município já havia feito a entrega de outras 22 cadeiras a pessoas necessitadas. Na ocasião, Elenilda Dovale, mãe de Daniel, de apenas onze anos, afirmou que “a Prefeitura tem o maior empenho em ajudar esse público”. O benefício era aguardado havia nove anos.
A coordenadora do programa Órtese e Prótese em Imperatriz, Marlene Maranhão Diniz, garante que as cadeiras doadas pelo município estão entre as mais modernas do mercado. O material é feito sob medida, encomendado pela Semus diretamente à fábrica.
Compromisso com a saúde é, antes de tudo, ter compromisso com as pessoas. Ao todo, a Prefeitura entregou 57 cadeiras de rodas que possibilitarão condições mais dignas de transporte para pessoas que necessitavam, mas não podiam arcar com as despesas do equipamento. (Comunicação)
Publicado em Cidade na Edição Nº 14305
Comentários