Mais 35 cadeiras de rodas foram entregues na manhã de ontem (16) a paraplégicos e tetraplégicos da cidade de Imperatriz. Algumas famílias esperavam pelo equipamento havia mais de dez anos. Todos os beneficiados estão cadastrados no programa de Tratamento Fora de Domicílio (TFD).
A entrega do material faz parte do Programa de Órtese e Prótese, mantido pela Prefeitura de Imperatriz e pelo Governo Federal. O objetivo é doar aparelhos de substituição (prótese) ou de complementação (órtese) a usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Nestes casos, o médico faz a solicitação ao município. Cabe à Secretaria Municipal de Saúde (Semus) encaminhar o pedido para licitação.
Na primeira semana do ano, o município já havia feito a entrega de outras 22 cadeiras a pessoas necessitadas. Na ocasião, Elenilda Dovale, mãe de Daniel, de apenas onze anos, afirmou que “a Prefeitura tem o maior empenho em ajudar esse público”. O benefício era aguardado havia nove anos.
A coordenadora do programa Órtese e Prótese em Imperatriz, Marlene Maranhão Diniz, garante que as cadeiras doadas pelo município estão entre as mais modernas do mercado. O material é feito sob medida, encomendado pela Semus diretamente à fábrica.
Compromisso com a saúde é, antes de tudo, ter compromisso com as pessoas. Ao todo, a Prefeitura entregou 57 cadeiras de rodas que possibilitarão condições mais dignas de transporte para pessoas que necessitavam, mas não podiam arcar com as despesas do equipamento. (Comunicação)