Secretário Zesiel Ribeiro

Nesta quarta-feira (28), a Prefeitura de Imperatriz, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer (SEMED), faz a entrega simbólica de conjunto de carteiras escolares na Escola Municipal Eliza Nunes (Santa Rita). A ação é resultado do Plano de Ações Articuladas (PAR) elaborado em parceria com o Ministério da Educação (MEC), por meio da ação de melhoria da infraestrutura física escolar e recursos pedagógicos, com a contrapartida da Prefeitura de Imperatriz.
Conforme esclarece Zesiel Ribeiro, secretário municipal de Educação, ao todo serão entregues mais de 15 mil conjuntos de carteiras escolares, incluindo para alunos com deficiência e professores. “Já começamos a entrega de conjuntos de carteiras escolares em toda a rede municipal. Ao todo, serão entregues 15.833 conjuntos, para professores e alunos, incluindo conjuntos adaptados para alunos com deficiência”.
Ações da Prefeitura de Imperatriz na melhoria do ensino fundamental da rede municipal de ensino
· Projecta - Melhor Escola: A rede de creches e educação infantil do município de Imperatriz utiliza desde 2009 o Sistema Projecta - Melhor Escola. O resultado da utilização das estratégias integradas desenvolvidas pelo Projecta - Melhor Escola como: formação continuada, acompanhamento pedagógico, visitas técnicas e reunião de pais, em parceria com a SEMED resultam na transformação profunda da realidade educacional das escolas em Imperatriz.
· Informática na escola: No início de 2010, a Rede Municipal de Ensino possuía 11 escolas equipadas com laboratórios de informática. Hoje, em toda a rede, há 70 laboratórios de informática montados na zona urbana e rural. A meta da Secretaria Municipal de Educação é que em 2012 todas as escolas tenham laboratório de informática, já que hoje todas as secretarias das 150 escolas da Rede Municipal já possuem computador e impressora.
· Educação Inclusiva: A Secretaria Municipal de Educação tem a preocupação de dar iguais condições de educação a todos os alunos que compõem a Rede Municipal de Ensino. É com este objetivo que 27 escolas municipais contam com Salas de Recursos Multifuncionais; sendo 15 na zona urbana e 12 na zona rural, realizando atendimento especializado a alunos com diferentes necessidades.
Nesse sentido, a Secretaria Municipal de Educação tem desenvolvido através do Departamento de Educação Especial módulos de Formação Continuada que integram o projeto “Ler o mundo, escrever a vida: A construção do sujeito com deficiência e sua relação com o conhecimento”. O que contribui com a formação dos educadores para que estes conheçam as possibilidades de construção da aprendizagem a partir dos elementos que favoreçam a compreensão da pessoa com deficiência.
Na próxima sexta-feira (30), às 8h30, será realizada a entrega simbólica dos conjuntos na Escola Municipal Madalena de Canossa (Parque Senharol). (Comunicação)