A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Políticas para Mulher (SMPM), realizou na tarde dessa sexta-feira (07), data que marca as celebrações do 9º aniversário da Lei Maria da Penha, a solenidade de posse das novas integrantes do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher.
O evento, aberto ao público, aconteceu no auditório da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), que tem por objetivo defender a manutenção dos serviços de combate à exploração sexual e à violência contra a mulher. Na oportunidade, foram entregues os certificados das participantes de vários órgãos e entidades da Administração Pública do Curso de “Atualização em Metodologia da Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais, com enfoque em Gêneros”, ministrado pela professora/doutora Mary Ferreira, em parceria com o Departamento de Biblioteconomia da Universidade Federal do Maranhão - UFMA.
A abertura do evento contou com a presença do prefeito Sebastião Madeira; do juiz titular da Vara da Infância e Juventude, Delvan Tavares de Oliveira, respondendo pela Vara Especial da Mulher; do Promotor de Justiça Alenilton Santos, respondendo pela promotoria de Justiça de Defesa da Mulher, e da delegada titular da Mulher, Ticiana Meira Marques. Compareceram ainda a vereadora Caetana Frazão (PSDB), representando a Câmara Municipal de Vereadores; a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Francisca Feitosa Oliveira; a secretária da Mulher, Conceição Formiga, demais servidores e a sociedade em geral.
O prefeito Sebastião Madeira parabenizou as conselheiras, a Secretaria da Mulher e sua equipe pelo empenho na luta em prol dos direitos da mulher ao longo dos últimos seis anos. “Hoje é mais um marco para a população imperatrizense. A Secretaria da Mulher e sua equipe exercem um trabalho muito importante, realizando um trabalho positivo na sociedade local”, destacou.
O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher é vinculado à Secretaria da Mulher, com ações voltadas para fiscalização normativa e consultiva no município de Imperatriz. Tem por finalidade defender, discutir e propor políticas públicas para as mulheres, sobretudo no atendimento às vítimas de violência doméstica.
A secretária da Mulher, Conceição Formiga, destacou o compromisso e o engajamento da Secretaria e do Conselho, a fim de desenvolver um trabalho voltado para a discussão das políticas públicas em defesa das mulheres, em especial na fiscalização e na busca pela igualdade. “Esse é um momento de grande importância para a Secretaria, principalmente pela data de hoje, quando se celebra o 9º ano da Lei Maria da Penha, pois trata-se de  mais uma conquista e desafio para nós, para que possamos nos empenhar ainda mais na luta ao combate à violência contra a mulher”, disse.  [Francisco Lima – ASCOM]