O COMSEA tem como principal objetivo elaborar diretrizes para implantar o plano e a política local de segurança alimentar e nutricional, bem como o de orientar a implantação de programas sociais ligados à alimentação saudável

A solenidade de posse dos membros da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan), triênio 2017/2019, e do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsea), biênio 2017/2018, aconteceu ontem (14), no auditório da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes).
Assis Ramos foi representado pelo secretário municipal de Governo, Marlon Moura. "Para que a alimentação seja feita de forma correta, é necessário que se faça de forma segura e sustentável, e, para isso, é importante que haja a interação com as famílias, pois cuidar de pessoas é um dos pilares da gestão do prefeito Assis Ramos", destacou.
O Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional é formado por 30 conselheiros, entre titulares e suplentes, sendo 10 representantes do Poder Público Municipal e 20 da Sociedade Civil. A Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional é composta por 10 membros, 05 titulares e 05 suplentes, representantes das secretarias municipais de Desenvolvimento Social, Educação, Meio Ambiente, Saúde e Agricultura.
Entre os empossados como titulares na Caisan estão os secretários municipais, Fátima Avelino (Sedes), Josenildo Ferreira Lima (Educação), Rosa Arruda (Meio Ambiente), Alair Batista Firmiano (Saúde) e Paulo Marcelo (Agricultura).
"A Caisan é o órgão responsável por monitorar e avaliar, de forma integrada, a destinação e aplicação de recursos em ações e programas de interesse da segurança alimentar e nutricional, além de intermediar e estimular a integração das políticas públicas e dos planos de suas estâncias complementares em nível municipal", explicou Fátima Avelino.
O Comsea tem como principal objetivo elaborar diretrizes para implantar o plano e a política local de segurança alimentar e nutricional, bem como o de orientar a implantação de programas sociais ligados à alimentação saudável.
Para a nutricionista Katiana Miranda Sá, superintendente municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, o Comsea "é importante por ser fiscalizador da execução da política de segurança alimentar e nutricional dentro do município, com a garantia desse direito". (Léo Costa-ASCOM/PMI)