O Centro de Referência da Pessoa com Deficiência, programa assistencial mantido pela Prefeitura Municipal de Imperatriz, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), iniciou nessa segunda-feira (25) o procedimento de renovação e expedição das Carteiras de Passe Livre Municipal e de Livre Acesso destinado para pessoas com deficiência.
Para a expedição das Carteiras de Passe Livre Municipal, a pessoa com deficiência deverá comprovar renda familiar per capita de até três salários mínimos. A Carteira assegura à pessoa com deficiência o uso gratuito no transporte público, basta o portador apresentar o documento original de identificação ao motorista ao entrar no ônibus, estádios esportivos, teatros, exposições e eventos culturais realizados no município.
Para a expedição das Carteiras de Livre Acesso intermunicipal, a única exigência é comprovar o tipo de deficiência, atestada com o CID (Classificação Internacional de Doenças), por meio de laudo médico, independente de comprovação de renda familiar ou individual. Ambas as carteiras terão a mesma garantia vigente em lei. O que diferencia uma carteira da outra é que, essa última, o portador não terá acesso ao transporte público, por possuir uma renda acima do permitido.
Segundo a coordenadora do Centro, Susy da Silva Cortez, a expedição das carteiras objetiva reduzir os obstáculos que algumas pessoas com deficiência enfrentam no dia a dia, concedendo-lhes acesso aos lugares inacessíveis e aos serviços disponíveis ao cidadão”, destaca a coordenadora.
Portanto, os interessados devem procurar o Centro de Referência, localizado na Rua Pernambuco, nº 68, em frente à Escola Leôncio Pires Dourado, bairro Juçara, no horário de 8h às 11h30 e das 14h às 1730, de segunda a sexta-feira, munido dos seguintes documentos: 02 fotos 3x4, RG, CPF, Comprovante de Endereço, Laudo Médico com o nome do paciente e a CID e, se necessário acompanhante. Todos os documentos deverão ser acompanhados dos originais e xerox. (Francisco Lima / ASCOM)
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