Representantes do município discutiram situação do povoado

Na manhã de ontem (29), representantes da Prefeitura de Imperatriz e da Suzano.
Papel e Celulose reuniram-se no gabinete da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Sinfra) para discutir a transferência dos moradores do povoado Bacaba. No local vivem, atualmente, 19 famílias, que seriam desabrigadas devido à implantação da indústria no município.
Compareceram à reunião o prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira; os secretários municipais de Agricultura (Seaap), José Fernandes Dantas; de Infraestrutura (Sinfra), Roberto Alencar; de Meio Ambiente (Sepluma), Enéas Rocha; e de Governo (Segov), Lula Almeida. Também foram representadas as secretarias de Educação (Semed), por Marinalva da Silva, e de Desenvolvimento Social (Sedes), por Julio Marco Mourão.
Além dos representantes do município, também participaram da reunião o defensor público Fábio Machado, o promotor João Marcelo Trovão, e três representantes da Suzano.
Os moradores serão transferidos para uma área de cinco hectares, há cerca de quatro quilômetros da atual sede do povoado. Ao todo, serão construídas 21 casas, para as 19 famílias e mais duas pessoas que também possuíam residência no local mas, por motivos alheios às suas vontades, acabaram sem teto.
Cada um vai receber um terreno com área de 500m². Nele, também será entregue, já construída, a casa, com 50m². Os moradores optaram por manter a estrutura do povoado. A igreja evangélica e o poço, existentes no atual povoado, serão reconstruídos na nova localidade. No lugar do bar, o município vai oferecer um campo de futebol. Os moradores concordaram que seus filhos passem a frequentar a escola Santo Amaro, no povoado São José da Matança.
A Suzano ficou responsável por fazer as construções no novo povoado. Também será da empresa a responsabilidade de abrir as ruas do local. À Prefeitura, cabe fazer a iluminação, revitalizar a estrada que leva até a ‘nova Bacaba’ e fazer a manutenção de toda a estrutura.
Os programas sociais da Prefeitura também estarão mais presentes. Em médio prazo, também será construído um posto de saúde na Bacaba. A assinatura do termo de compromisso entre as partes, no entanto, deve ser feita somente no próximo mês.
O povoado Bacaba está localizado às margens da rodovia MA 125, popularmente conhecida como ‘Estrada do Arroz’. (Comunicação)