A Prefeitura de Imperatriz participou, na manhã dessa sexta-feira (21), de uma reunião com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - Sebrae/MA,  para tratar da implantação do sistema REDESIM – Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios.

No momento, estiveram presentes o prefeito Sebastião Madeira; Rafael Heringer, representando o Governo do Estado; Francisco Jefferson Alves de Sousa, secretário ajunto da Secretaria Municipal de Fazenda e Gestão Orçamentária (SEFAZGO); André Luís de Albuquerque, delegado da Receita Federal; Capitão Manoel Gonçalves Dias Junior (Corpo de Bombeiros Militar) e a coordenadora da Sala do Empreendedor, Benedita Gonçalves. O evento contou ainda com a participação do presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Imperatriz, Francisco Silva Almeida; Valdenice Ribeiro Araújo, representando a Vigilância Sanitária, entre outros.
O objetivo do sistema REDESIM é permitir a simplificação do processo de abertura, alteração e baixa de empresas entre todos os órgãos envolvidos, integrando-os através de uma entrada única de dados e documentos, pela entidade cedente, Junta Comercial do Estado do Maranhão (JUCEMA), entre os dados cadastrais da Prefeitura Municipal de Imperatriz, Receita Federal e Estadual, em um ambiente integrado, interativo e de fácil acesso.
Para o prefeito Sebastião Madeira, o sistema é um avanço para o município de Imperatriz, pois irá diminuir a burocracia existente. “O sistema será mais um avanço para o município, uma vez que o empresário não precisará ficar andando de um lado para o outro na hora de regularizar os registros de sua empresa, reduzindo a burocracia, beneficiando a administração pública, o contribuinte e a população em geral”, disse.
O consultor jurídico do Sebrae/MA, Iomar Araújo Rodrigues, explicou que o sistema beneficiará os empreendedores do município, que tem como objetivo integrar todos os órgãos que trabalham com o registro de abertura, baixa e alteração de empresas. “Essa integração vai trazer como benefício para o empresário agilidade nos registros, nas baixas e nas alterações simples que seja necessário, de forma simples e desburocratizada”, explicou.
O sistema permitirá ainda aos empreendedores emitir diversos documentos como: alvará de localização, funcionamento, Vigilância Sanitária, Meio Ambiente, certidões, inscrições municipais, estaduais e federais. O sistema também emitirá nota fiscal online sem a necessidade de se deslocar à prefeitura ou outros órgãos.  Estarão ainda credenciado ao sistema o Corpo de Bombeiros, a JUCEMA, Sebrae, Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII), CDL, Contadores e Sindicatos.
Na ocasião, ficou estabelecido o cronograma para a implantação do sistema Empresa Fácil/MA, previsto para os dias 02,03 e 04 de setembro para o treinamento e capacitação com os servidores que atuarão nessa rede. [Francisco Lima - ASCOM]