A parceria celebrada entre a Prefeitura de Imperatriz, por intermédio da Secretaria Municipal da Saúde (Semus), e a Faculdade de Imperatriz (Facimp) resulta em diversos benefícios à comunidade, como por exemplo, o Mutirão Citológico realizado nesta semana no povoado Vila Conceição.
A professora Márcia Guelma, do curso de Farmácia, da Facimp, ressaltou a efetiva participação dos alunos do último período do curso no acompanhamento dos serviços oferecidos à população na área da saúde pública na Vila Conceição. “Esse suporte é de suma importância, pois a nossa instituição prepara profissionais para o mercado de trabalho, sendo necessário esse primeiro contato com o público”, disse.
Ela diz que, a convite do município, “os acadêmicos prestaram atendimento à comunidade oferecendo orientações farmacêuticas sobre medicamentos, procedimentos, aferição da pressão arterial, palestras educativas, testes de glicemia e citológicos. “Para nós é um prazer ter essa parceria com a Secretaria Municipal da Saúde, pois somente ajuda no crescimento profissional do aluno-acadêmico que mantém um contato direto com o público”, avalia.
Márcia Guelma considera louvável essa iniciativa que permite aos alunos saírem das aulas teóricas e passarem a conviver com a realidade do paciente que busca por atendimento na área da saúde pública. “O profissional que não sai de sala de aula e não tem esse contato prévio com a sua profissão em si terá muito mais dificuldade em enfrentar o mercado de trabalho”, observa.
Josemara Costa Santos, que atua como enfermeira na Estratégia Saúde da Família (ESF) do povoado Vila Conceição, explicou à reportagem que o atendimento oferecido na zona rural é diferente do prestado na zona rural. “O paciente do interior do município encontra muitos obstáculos para buscar por atendimento em postos de saúde na área urbana, mas nesta ação descentralizada foi oferecida uma gama de serviços de saúde à população da Vila Conceição”, conta.
Ela disse que, além de consultas, aferição da pressão arterial e distribuição de medicamentos, a equipe da Atenção Básica também distribuiu brinquedos, promoveu palestras e contou com a participação especial do “Papai Noel”.
“Ao invés de o povo ir até a cidade, nós trouxemos todos os profissionais da Atenção Básica para prestar esse atendimento à comunidade da zona rural, incluindo a ação do Mutirão Citológico realizado pelo Programa Saúde da Mulher (PAISM)”, finalizou. (Comunicação)
Publicado em Cidade na Edição Nº 14267
Prefeitura e Facimp firmam parceria na área da saúde
Professora destaca iniciativa do município que amplia o atendimento à comunidade imperatrizense
Comentários