Os selecionados participarão de um curso de capacitação, de 5 a 16 de maio, ministrado pelas Sedes estadual e municipal. Em seguida, receberão um "Kit Negócios"

Com o objetivo de beneficiar famílias carentes que possuem negócios informais, a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, firmou parceria com o Governo do Estado para implantação do programa "Mais Renda". As ações foram definidas na manhã de ontem (25), durante uma reunião na sede da SEDES, com a presença de representantes do Estado e do Município. No pacote de acertos, cursos de qualificação e entrega de kits e ferramentas para auxiliar no trabalho.

Nesta primeira etapa serão beneficiadas 150 pessoas que atuam no setor de alimentos, como churrasquinho, vendedor de tapioca e cachorro quente, além da área de estética e beleza, que incluem manicure, pedicure e cabeleireiro. Para a secretária de Desenvolvimento Social, Fátima Avelino, a parceria entre os dois governos "possibilita a inclusão no mercado das pessoas que estão na informalidade, proporcionando condições para estruturarem suas atividades".
Os selecionados participarão de um curso de capacitação, de 5 a 16 de maio, ministrado pelas Sedes estadual e municipal. Em seguida, no prazo de 30 dias, os beneficiários do setor de alimentos receberão um Kit Negócios, com fardamento, utensílios e equipamentos, como carrinhos adequados para venda de churrasco, cachorro-quente, salgados, fritadeiras e chapas a gás.
Os trabalhadores da área da beleza, como cabeleireiros, terão um kit de trabalho que inclui um lavatório, secador de cabelo, chapinha, modelador de cacho, máquina de corte, tesouras profissionais e escovas. Para manicures e pedicures, serão doados maletas, alicate para unhas e cutícula, tesoura com ponta reta e curva, entre outros instrumentos de trabalho.
De acordo com o chefe do Departamento de Capacitação da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, Jair Sousa, para participar do programa, os interessados devem estar inscritos no Cadastro Único (CadÚnico), ter renda mensal, por pessoa da família, de meio a três salários mínimos e responderem a um questionário de adequação ao perfil.
O processo de cadastro começa hoje (26) e encerra na sexta-feira (28), no auditório da Sedes, das 9h às 12h e das 14h às 18h. Os trabalhadores terão que apresentar documentos pessoas como Carteira de Identidade, CPF, comprovante de residência e o número de Identificação Social - NIS. (Léo Costa-ASCOM/PMI)