A Prefeitura de Imperatriz, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), em parceria com o grupo Bem-Estar Familiar no Brasil (Bemfam), promoveu nessa semana curso de capacitação dirigido aos enfermeiros lotados nas unidades básicas de saúde (UBS) em Imperatriz.
“Essa capacitação beneficiou os enfermeiros que trabalham na atenção primária, especificamente na extensão do Programa Saúde da Família (PSF), pois dessa forma estarão atualizados e fortalecerão suas competências técnicas na detecção do câncer do colo uterino”, justifica a coordenadora da Bemfam, Graça Lima.
Ela explica que “nesses últimos anos o câncer de mama registra a maior incidência da doença no país, sendo que o câncer de colo do útero fica em segundo lugar no ranking nacional”. “No Maranhão, o câncer de colo uterino lidera. Essa doença apresenta sinais (sintomas) de lesões precursoras, ou seja, pode ser evitado e tratado”, aconselha.
A coordenadora da Bemfam destaca a importância do curso de capacitação aos enfermeiros como forma de identificar, ainda que precocemente, essas lesões provocadas pelo câncer de colo uterino.
Campanhas
Ela ressalta que a Secretaria Municipal de Saúde, através do Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher (PAISM), realiza mensalmente nas unidades básicas de saúde campanhas de conscientização das mulheres imperatrizenses. “Nós sabemos que mudar atitudes e comportamentos são muito difíceis, mas é fundamental a sensibilização das mulheres para que entenda a importância de cuidar do seu corpo, evitando assim o câncer de colo uterino”, aconselha.
Graça Lima orienta às mulheres a realizar anualmente o teste de Papanicolau, exame ginecológico realizado como prevenção ao câncer do colo do útero. “Esse exame traz um bom resultado”, finaliza. (Comunicação)
Comentários