Desde sábado (15) a prefeitura intensificou as ações para auxiliar moradores das áreas afetadas pelas fortes chuvas do fim de semana. Cerca de 20 mil residências foram atingidas. Inicialmente, serão disponibilizados alojamentos no Parque de Exposições Lourenço Vieira da Silva, entretanto o superintendente municipal da Defesa Civil, Francisco das Chagas, ressalta que, de acordo com a necessidade, serão ampliados novos alojamentos em outras localidades.
O prefeito Sebastião Madeira afirma que o município está no controle da situação e que as providências para garantir auxílio aos moradores localizados nas áreas alagadas foram tomadas. “Estamos preparando o Parque de Exposições para receber as famílias que precisarem de apoio do município. Além disso, estamos fazendo um levantamento de todos os estragos para iniciar a recuperação dos locais afetados pelo grande volume de águas. Já começamos esse trabalho retirando a grande quantidade de lixo que ficou acumulada nos riachos”.
De acordo com o superintendente Francisco das Chagas, a Defesa Civil está trabalhando juntamente com a Secretaria de Infraestrutura, Secretaria de Saúde e Corpo de Bombeiros para mapear todos os locais atingidos pelas chuvas, principalmente prestar apoio às famílias.
O superintende reforça que a prefeitura proporciona auxílio desde o transporte, atendimento médico e alimentício para a população afetada. Os alojamentos estão sendo estruturados para receber as famílias que moram nas áreas de risco, bem como as que já foram afetadas pelas inundações. Acrescenta também que o município está à disposição das pessoas que precisam de atendimento. “Os alojamentos estão sendo estruturados para receber todos os atingidos pelas chuvas. Oferecemos auxílio desde o transporte até assistência básica”.
Informações importantes - Quem precisar de alojamento deve se dirigir até a Defesa Civil, localizada na Rua Dom Cesário, bairro Juçara, nº 360, entre as ruas Minas Gerais e Bahia, ou entrar em contato pelo telefone (099) 8834-0130. A Secretaria de Saúde está montando um posto de saúde para prestar atendimento imediato nos alojamentos para atender às pessoas afetadas pelas chuvas. (Eva Fernandes - ASCOM)