Com o objetivo de organizar e promover capacitações no âmbito da assistência em saúde, tanto na atenção básica quanto na urgência e emergência, será implantado em Imperatriz o Núcleo de Educação Permanente (NEP). A iniciativa será desenvolvida pela Secretaria de Saúde do Município (SEMUS) e beneficiará servidores do Hospital Socorrão, SAMU, programas diversos e Unidades Básicas de Saúde (UBS).
Por meio de parcerias, que ainda devem ser firmadas, profissionais serão treinados e receberão certificados emitidos por instituições de nível superior. "Nossa meta principal é melhorar a assistência oferecida aos usuários do Sistema Único de Saúde, com capacitações mensais durante todo o ano", explica uma das idealizadoras do projeto, Marília Carvalho.
Ela acrescenta que o NEP contempla a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde regulamentada pela portaria 1.996, de 20 de agosto de 2007, e atende às necessidades de aprendizagem dentro do ambiente de trabalho, promovendo o aprimoramento e atualização dos profissionais.
Segundo a assessora de Planejamento e Projetos Especiais da SEMUS, Isabel Macedo, a implantação do NEP traz enormes ganhos, pois vai unificar a rede de assistência à saúde pública de Imperatriz e consolidar o Socorrão como campo de estágio. "Este núcleo ficará responsável pelos convênios com as universidades e escolas técnicas, além de regulamentar os projetos de pesquisas que são desenvolvidos e muitas vezes ficam perdidos", afirma.
Isabel esclarece, ainda, que essa regulamentação serve para que os projetos de pesquisas realizados em hospitais e UBS´s sejam aplicados nestas instituições. (Maria Almeida/ASCOM/PMI)
Publicado em Cidade na Edição Nº 15856
Prefeitura discute implantação de Núcleo de Educação Permanente em Saúde
Medida deve integrar ensino, prestação de serviços e pesquisa
Comentários