Ao acompanhar as frentes de drenagem e pavimentação em execução na cidade, o prefeito Sebastião Madeira informou ontem que a Prefeitura já definiu o programa de recuperação dos danos causados no período chuvoso em Imperatriz. "Nossas equipes nunca pararam de trabalhar um dia sequer. Mas é do conhecimento de todos que as chuvas desse começo de ano castigaram nossa cidade numa dimensão bem maior que os períodos anteriores. Por isso tivemos que estudar a melhor forma de recuperar os danos e buscar os recursos necessários. Em no máximo 90 dias toda a malha asfáltica da cidade estará revitalizada", garantiu.
O secretário municipal de Infraestrutura, Roberto Alencar, detalhou que as frentes de recuperação serão divididas em sete setores. "Vamos realizar o trabalho de forma simultânea nas regiões do Centro, Nova Imperatriz, Grande Bacuri, Grande Vila Lobão que inclui a Cafeteira, Grande Santa Rita, Grande Vila Nova e região do Grande Vitoria. As equipes que forem terminando vão se integrando às outras para agilizar o serviço a ser realizado entre a segunda quinzena de maio e o mês de julho", detalhou o titular da Sinfra ao ressaltar que as frentes de drenagem também serão intensificadas.
"Mesmo debaixo de chuva, as drenagens em execução não foram interrompidas. Com a redução da quantidade de chuva esse trabalho também será expandido, a exemplo do serviço realizado na Rua Amazonas entre a Avenida Dorgival Pinheiro e a Rua Bom Futuro", lembra.
Outro trecho importante que está sendo beneficiado com drenagem profunda é o da Rua Santa Rita entre as avenidas Industrial e Newton Belo, via que servirá de corredor de trânsito na região do Grande Santa Rita. "Aqui serão dois quilômetros de drenagem profunda com manilhas de 600 milímetros na rede principal e de 400 milímetros na rede coletora, as chamadas 'espinhas'. A obra deve ser concluída em 60 dias se as chuvas não se intensificarem novamente. Em seguida toda a extensão da rua será pavimentada e servirá de corredor entre as avenidas principais", ressaltou Roberto Alencar.
Segundo o secretário, também será realizada a terraplanagem das vias sem asfalto para melhorar o acesso aos bairros mais distantes do centro. Obras a serem realizadas com recursos próprios e em parceria com os governos estadual e federal.
Pontes - O prefeito também anunciou que está sendo realizada licitação para construção da ponte de concreto no cruzamento da Rua Amazonas com a Floriano Peixoto. "Ali é mais um ponto que foi castigado pelo temporal de fevereiro. A empresa vencedora da licitação iniciará a obra assim que for encerrado o processo burocrático".
Ele garantiu que pelo menos mais quatro pontes de concreto serão construídas pela gestão municipal. "As ruas João Lisboa, Marechal Rondon, Maranhão e Avenida São João também receberão pontes de concreto, já em fase de licitação". (Kayla Pachêco - ASCOM)