Inauguração das novas instalações da UAB aconteceu no último sábado
Contrato garante mais três escolas para Imperatriz

No último sábado (31), o prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira, anunciou a construção de três novas unidades escolares. A obra será desenvolvida pela AGT Construção e Comércio, empresa que venceu a concorrência. Serão mais três milhões de reais investidos pelo município na educação.
As três escolas serão destinadas ao ensino Pró-Infância, construídas nos bairros Parque Alvorada, Vila Cafeteira e Parque Senharol. O secretário municipal de Educação, Zesiel Ribeiro, disse que o objetivo é garantir o acesso das crianças à educação.
“O Pro-Infância é resultado da parceria entre o Ministério da Educação (MEC) e a Prefeitura de Imperatriz para a construção, reforma e aquisição de equipamentos e mobiliário para creches e pré-escolas públicas da educação infantil. O objetivo é garantir o acesso de crianças a creches e escolas de educação infantil públicas com infraestrutura e ensino de qualidade”.
Polo da UAB - A assinatura do contrato para a construção das novas escolas aconteceu durante a inauguração das novas instalações da Universidade Aberta do Brasil (UAB) de Imperatriz. A Prefeitura entregou as obras no local onde, antes, funcionava a Escola União. O evento contou com a presença do prefeito Sebastião Madeira; do vice, Jean Carlo; do deputado federal Francisco Escórcio; do deputado estadual Carlinhos Amorim; do presidente da Câmara Municipal, Hamilton Miranda, e do vice, Alberto Sousa; do bispo dom Gilberto Pastana; e do secretário municipal de Educação, Zesiel Ribeiro.
A Universidade Aberta do Brasil é o programa de ensino superior mantido pela Prefeitura de Imperatriz, em parceria com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). O programa é uma iniciativa do Governo Federal.
O secretário Zesiel Ribeiro destacou a abrangência social da UAB, que deve atender também alunos de outras localidades. “Este espaço vai atender a todos. Vai ser importante para o município, para o Estado e para o Brasil. Todos vão poder estudar em Imperatriz, pois é Universidade Aberta do Brasil”, destacou. Ele lembrou, também, que a certificação dos alunos graduados no local será emitida pela UFMA e pela UEMA.
O novo polo da UAB recebeu o nome do professor Vito Milesi, em homenagem ao professor e membro da Academia Imperatrizense de Letras, falecido no final dos anos 1990. Milesi teve grande importância para a produção literária de Imperatriz e de toda a região.
O prefeito Sebastião Madeira lembrou que a UAB já funcionava na cidade, mas lembrou que a nova estrutura dará maior qualidade ao ensino. “Aqui temos uma estrutura moderna. Cerca de cem computadores interligados dando condições de as pessoas fazerem sua faculdade de maneira absolutamente gratuita”, finalizou.
A Universidade Aberta do Brasil (UBA) deixa as antigas e acanhadas instalações, na Rua Leôncio Pires Dourado, e passou a funcionar nas dependências da antiga Escola União, na Rua D. Pedro I.
Para que o espaço pudesse receber a UAB, a Prefeitura, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação, fez um grande investimento. As salas foram climatizadas. Foi construído um moderno auditório e ainda ampliado o laboratório de informática.
O que é UAB - A Universidade Aberta do Brasil é um sistema integrado por universidades públicas que oferece cursos de nível superior para camadas da população que têm dificuldade de acesso à formação universitária, por meio do uso da metodologia da educação à distância. O público em geral é atendido, mas os professores que atuam na educação básica têm prioridade de formação, seguidos dos dirigentes, gestores e trabalhadores em educação básica dos estados, municípios e do Distrito Federal.
Em Imperatriz, o polo UAB funciona desde 2009, sendo de responsabilidade da Prefeitura de Imperatriz, através da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), e atende um total de 1053 alunos. Em 2012, 147 alunos dos cursos de especialização apresentaram Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e está aguardando a publicação das notas. (Denis Oliveira - Comunicação)