Nessa sexta-feira (03), a cidade de Imperatriz recebeu representantes de 48 municípios da região Sul do Maranhão para o encontro "Soluções locais: Sempre perto, para a educação ir longe", do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), do Ministério da Educação (MEC), realizado na Universidade Aberta do Brasil (UAB).
Presentes no dispositivo de honra do evento: Gastão Vieira, presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE); Rossieli Soares da Silva, secretário de Educação Básica do MEC; Sebastião Madeira, prefeito de Imperatriz; Rodrigo Guará, vice-presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação/Maranhão e Nordeste (UNDIME); Marinalva da Silva Ferreira, secretária municipal de Educação de Imperatriz; Ivan Antunes, presidente da Associação de Prefeitos da Região Tocantina; Evando Viana, prefeito de Governador Edison Lobão, e Adriana Ribeiro, prefeita de Amarante.
"Agradecemos a presença do FNDE em Imperatriz para conversar conosco sobre demandas da nossa região. Dependemos das políticas públicas do Ministério da Educação para garantir a educação pública de qualidade", explicou Marinalva da Silva Ferreira, representando todos os secretários municipais de Educação presentes no evento.
"O encontro Soluções locais realizado pelo FNDE já foi em centenas de lugares em todo o país com o objetivo de aproximar. O FNDE é o braço forte que o Ministério da Educação que chega até os municípios com as políticas públicas da Secretaria de Educação Básica. Este encontro é fundamental para reorganizar as ações e projetos. A parceria entre Ministério da Educação, FNDE e sistemas de ensino é fundamental", declarou Rossieli Soares da Silva, secretário de Educação Básica/MEC.
Sobre os desafios da educação no Brasil, Gastão Vieira, presidente do FNDE revela: "Um dos maiores desafios da educação em nosso país é que nossos alunos aprendam a ler e a escrever. Estou aqui em Imperatriz, a convite do prefeito Sebastião Madeira, para que o FNDE estivesse mais próximo dos municípios da região tocantina. O FNDE é um órgão profissional com profissionais de carreira, empenhados e dedicados para a educação. Temos um sistema que é público e que qualquer cidadão pode ter acesso, assim o FNDE trabalha para combater qualquer tipo de dificuldade nas obras realizadas pelo FNDE. A execução das obras dependem dos município. Por isso o FNDE durante um ano dará cursos e capacitação para os profissionais das prefeituras alimentarem o sistema de forma correta e compartilhando todas as informações".
Sebastião Madeira, prefeito anfitrião do evento, falou sobre as contribuições do FNDE em Imperatriz: "Agradecemos a presença do presidente do FNDE, Gastão Vieira, e sua enorme contribuição para o Maranhão e especialmente para Imperatriz. Com apoio do FNDE, já entregamos à comunidade de Imperatriz cinco escolas de Educação Infantil modelo Pró-Infância e sete quadras poliesportivas, além de mais três escolas e três quadras com construção em andamento".
Após o encontro, todos se deslocaram até a Escola Municipal Frei Tadeu (Vilinha), onde foi entregue a quadra poliesportiva Padre Josimo Morais construída com recursos do FNDE. No total, foram repassados R$ 509 mil para a obra, que mede 23,80m x 38,20m com vestiários (feminino e masculino), banheiros (feminino e masculino) e depósito que irá atender a comunidade e mais 3 bairros adjacentes. (Luana Barros/Sidney Rodrigues/ASCOM)
Comentários