A aula inaugural do Projeto Núcleo de Formação da Cultura Afro-brasileira (Nufac), desenvolvido pela Secretaria Municipal da Juventude (Sejuv), a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e o Ministério da Cultura, teve início na última terça-feira (30) em Imperatriz. A informação foi prestada ontem à reportagem pelo secretário da Juventude, Rômulo Costa.
Segundo ele, o projeto beneficia nesta primeira etapa 200 jovens (15 a 29 anos), preferencialmente negros de baixa renda que durante o período de 10 meses participarão de cursos de qualificação profissional. Cada aluno recebe mensalmente uma ajuda de custo no valor de R$ 100,00.
“O curso disporá de 200 horas-aulas, cujo conteúdo programático prevê a realização dos seguintes módulos: web design, produtor cultural, assistente de projeto visual e produtor de vídeo”, disse ele, ao enfatizar que os cursos estão sendo ministrados na sede da Secretaria Municipal da Juventude, situada na rua Rui Barbosa, anexo ao estádio municipal Frei Epifânio da Badia.
Ele ressalta que a proposta do projeto Nufac é capacitar jovens negros de áreas de riscos, visando inseri-los no disputado mercado de trabalho em Imperatriz, bem como em outros municípios ou estados da federação. “Imperatriz foi o primeiro município contemplado com a proposta da Fundação Cultural Palmares, de Brasília, conveniada com o Ministério da Cultura (MIC)”, destaca.
Rômulo Costa diz que o projeto é considerado de suma importância para qualificar jovens na faixa etária de 15 a 29 anos, em Imperatriz. Ele argumenta que os profissionais dessas áreas da comunicação precisam de qualificação profissional para ingressar neste competitivo mercado de trabalho. “Nós teremos, a partir do segundo semestre do próximo ano, qualificado esses 200 jovens que deverão brevemente entrar na disputa do mercado de trabalho em Imperatriz”, finalizou. [Gil Carvalho]
Publicado em Cidade na Edição Nº 15123
Prefeitura de Imperatriz qualifica 200 jovens para o mercado de trabalho
Projeto Nufac beneficia jovens negros de baixa renda; curso terá duração de 10 meses
Comentários