Em entrevista à imprensa, o secretário de Educação, Zesiel Ribeiro, ressaltou uma das prioridades da Secretaria Municipal de Educação (Semed) desde 2009: a capacitação e atualização profissional de todos os mais de dois mil e quatrocentos profissionais entre: professores, gestores e coordenadores que integram a Rede Municipal de Ensino de Imperatriz.
Segundo ele, todas as ações desenvolvidas pela Prefeitura têm o objetivo de melhorar a qualidade do ensino. “A Prefeitura de Imperatriz tem investido na melhoria da infraestrutura dos prédios escolares instalados em bairros e povoados, oferecendo conforto e comodidade aos alunos e ampliando a oferta de vagas no sistema municipal de ensino, mas todas as ações realizadas são em prol da qualidade do ensino ofertado. Para isso, temos como prioridade a constante capacitação e atualização profissional dos nossos professores através de encontros, formações continuadas, congressos, seminários, dentre outros”, declarou Zesiel Ribeiro.
A Semed, em parceria com o Sistema de Ensino Projecta - Melhor Escola, oferece para o município de Imperatriz, formação continuada; assessoramento pedagógico e livros didáticos para todas as creches e turmas de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino.
Além disso, Zesiel Ribeiro ressalta a realização de dois Congressos Municipais de Educação em 2009 e 20011, resultado desta parceria. “Em outubro de 2009 realizamos em parceria com o Sistema Projecta o ‘I Congresso Municipal de Educação de Imperatriz’ com a participação de mais de dois mil professores. O tema foi ‘Reflexões sobre a prática educativa em uma perspectiva acolhedora’. Já no ano passado foi realizado o segundo congresso com a participação de quase três mil professores. Afirmo que o objetivo de todas as ações realizadas pela Secretaria Municipal de Educação é desenvolver em Imperatriz uma educação pública de qualidade, que priorize o desenvolvimento humano dos nossos alunos”, garantiu.
Zesiel explicou, ainda, que durante todos os encontros, congressos, seminários e formações, a Semed tem trazido educadores e palestrantes de renome nacional e, ressaltou alguns nomes, como Caio Feijó, Júlio Machado, Paulo Buzzar, Isabel Parolin e Manoel Mag, Pedro Demo, Macaé Evaristo, Margareth Diniz, Geraldo de Almeida, Celso Vasconsellos, João Beauclair e Lu Chamusca.
A coordenadora do Setor Pedagógico da Semed, Ivetilde Delgado, ressaltou que a equipe do Setor Pedagógico tem desenvolvido diversas ações, como o acompanhamento do processo de estudo e aplicação da Provinha Brasil, que em 2011 foi aplicada em 144 turmas de 2º ano do Ensino Fundamental, com mais de 3,5 mil alunos avaliados; a coordenação do processo de estudo da Matriz de Referência de Língua Portuguesa e Matemática; e a realização de orientações sobre o processo de aplicação da Prova Brasil – 2011, com mais de cem professores.
Outros programas
Projeto Escola que Protege (EQP) tem o objetivo de mobilizar escolas da rede municipal de ensino para o desenvolvimento de ações e projetos pedagógicos voltados para o enfrentamento e prevenção das diferentes formas de violência contra criança e adolescente, bem como, para a efetivação e defesa dos seus direitos. O projeto já atendeu cerca de 1,2 mil alunos, 1,3 mil pais e responsáveis, além de 200 gestores, coordenadores e professores.
Instituto Ayrton Senna: através de parceria firmada com este Instituto e a empresa Suzano Papel e Celulose, a Semed implantou, na Rede Municipal de Ensino, programas que integram a Rede Crescer do Instituto Ayrton Senna, como o Gestão Nota 10, Circuito Campeão, Se Liga e Acelera Brasil. Os programas têm como objetivo combater o analfabetismo, a repetência e o abandono escolar, preparando crianças e jovens para vencerem na escola e na vida.
O Programa Gestão Nota 10 atendeu quase 150 profissionais da educação e é dirigido aos gestores de educação (diretores de escolas, vice-gestores, superintendentes e equipe da secretaria de educação). Oferece capacitação e ferramentas gerenciais para esses profissionais.
Já o Circuito Campeão introduz, nos primeiros anos do Ensino Fundamental das redes regulares, ferramentas de gestão da aprendizagem, como soluções concretas para estancar a má qualidade de ensino. Atendeu, em 2011, 112 Coordenadores Pedagógicos, Supervisores e Equipe Técnica.
O Programa Se Liga é emergencial e ajuda a corrigir o fluxo escolar do Ensino Fundamental, porque combate o analfabetismo nas primeiras séries, além de contribuir para a diminuição da evasão escolar.
Também emergencial, o Acelera Brasil, de correção de fluxo do Ensino Fundamental, combate a repetência que gera a distorção entre a idade e a série que o aluno frequenta e, também, o abandono escolar. Juntos, Se Liga e Acelera Brasil realizaram formação continuada e acompanhamento de 22 professores. Em 2012, são 28.
Educação Inclusiva: Desde 2009, a Semed realiza, através do Setor de Inclusão e Atenção à Diversidade (Siadi), quatro edições do “Seminário de Educação Inclusiva: Direito à diversidade”, integrando ações do Programa de Direito à Diversidade do Ministério da Educação (MEC). Imperatriz é o município-pólo do Programa e reúne, a cada seminário, representantes de 35 municípios da região. Outra ação do setor é a formação continuada que integra o Projeto “Ler o Mundo, escrever a vida: a construção do sujeito com deficiência e sua relação com o conhecimento” que envolve mais de 700 professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental e tem como proposta construir em parceria com os gestores e educadores elementos que favoreçam a aprendizagem, propiciando reflexões acerca da construção da identidade da pessoa com deficiência, bem como sua relação com o conhecimento. Além disso, oportunizou a compreensão das particularidades de cada um, assegurando o direito à própria identidade tendo como princípio a individualidade do sujeito na sociedade.
A Prefeitura de Imperatriz também entregou, recentemente, o Polo Vitor Milesi, da Universidade Aberta do Brasil. Um espaço para o ensino superior com 22 (vinte e dois) cursos, que desenvolvem atividades da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Entre graduação, aperfeiçoamento e especialização em convênio com a UFMA, UEMA e Plataforma Freire, atende atualmente mais de mil alunos. Investe na qualificação e na valorização salarial dos professores; na melhoria da infraestrutura da rede municipal de ensino, a Prefeitura melhora o processo de ensino/aprendizagem e prepara nossos alunos para um futuro melhor.
O Pró-Letramento - Mobilização pela Qualidade da Educação - é um programa de formação continuada de professores para a melhoria da qualidade de aprendizagem de leitura e escrita e matemática nas séries iniciais do ensino fundamental. O programa é realizado em parceria com o MEC. Podem participar professores que estão em exercício, nas séries iniciais do ensino fundamental das escolas públicas. Ao todo, entre os anos de 2009 e 2011, mais de 600 professores participaram do programa de formação. (Comunicação)
Comentários