Prefeitura entregou novas unidades escolares à população de Imperatriz

Luana Barros

“Desde 2009 temos realizado uma mudança silenciosa em Imperatriz. É uma revolução na educação municipal”, declarou recentemente o prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira, durante cerimônia de entrega das obras de reforma e ampliação da creche Irmã Dulce.
Dentre os avanços percebidos nos últimos quatro anos, há a melhora significativa no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) que, divulgado em agosto deste ano, mostra que 56 escolas da Rede Municipal de Ensino de Imperatriz alcançaram ou superaram as projeções do Ministério da Educação (MEC). Além disso, mais recentemente, 52 alunos de Imperatriz foram medalhistas na 15ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (Oba), edição de 2012.
Imperatriz tem se desenvolvido em diversos aspectos e tem sido representada em projetos e encontros por todo o país. Como foi o caso da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, o ‘Rio + 20’, que aconteceu no Rio de Janeiro, com representantes de diversos países. Imperatriz esteve presente.
“Em março deste ano, o Proepi/Eja participou do ‘1º Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável pequenos negócios, qualidade ambiental urbana e erradicação da miséria’ em Brasília (DF), através de experiência com foco na Educação Empreendedora. Destaco que o Proepi/Eja atendeu a um dos objetivos do edital que é estimular o desenvolvimento local sustentável, com valorização dos pequenos negócios; a formalização, capacitação e desempenho criativo dos empreendedores individuais no processo de desenvolvimento local. Participamos do Rio + 20 no stand da Frente Nacional do Municípios (FNP) de quem recebemos a premiação que ficamos muito gratos e satisfeitos”, explicou a coordenadora do Programa de Educação Profissional Integrada à Educação de Jovens e Adultos (Proepi/Eja), da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Francisca Feitosa Oliveira.
Outros avanços
Tecnologias na Educação: No início de 2009, a Rede Municipal de Ensino possuía apenas 11 escolas equipadas com laboratórios de informática e 10 escolas com Mesas Educacionais do Sistema Positivo. Atualmente, em toda a rede contabilizam-se mais de 100 laboratórios de informática montados nas zonas urbana e rural. O número de computadores teve um aumento significativo; em 2009 contabilizava-se 130 e, hoje, em toda a Rede Municipal, encontram-se mais de 600 máquinas.
Entrega de fardamento - O governo Madeira também inovou ao distribuir gratuitamente fardamento escolar para toda Rede Municipal de Ensino de Imperatriz. A primeira entrega ocorreu ainda em 2009 e a segunda, este ano.
Material didático - “O Setor Pedagógico e Departamento de Educação Infantil da Secretaria de Educação levantaram a possibilidade de estarmos oferecendo material pedagógico para a educação infantil, abrangendo assim também os alunos da rede de creches do município; e, assim como em uma caminhada se começa com os primeiros passos, a educação também se começa pela base. A ideia foi excelente; a base da educação está no letramento e na alfabetização e é nesse sentido que estamos investindo, essa aprendizagem é fundamental. No ritmo que nós fazemos educação hoje em Imperatriz, estas crianças quando encerram este ciclo terão inúmeras possibilidades de crescimento”, afirma o secretário municipal de Educação, Zesiel Ribeiro.
Novo mobiliário - A Prefeitura de Imperatriz, através da Semed, realizou, desde 2011, a aquisição de conjuntos de carteiras escolares em toda a rede municipal. A ação é resultado do Plano de Ações Articuladas (PAR), elaborado em parceria com o Ministério da Educação (Mec), através da ação de melhoria da infraestrutura escolar e recursos pedagógicos, com a contrapartida da Prefeitura de Imperatriz.
Reforma e construção de escolas - Investindo na melhoria da infraestrutura dos prédios das unidades escolares da Rede Municipal de Ensino de Imperatriz, a Prefeitura não tem medido esforços para que as ações tenham como resultado uma educação de qualidade comprometida com o desenvolvimento humano dos alunos. Para isso, têm sido realizadas diversas reformas e construções; assim explica Zesiel Ribeiro. “Através das obras de recuperação e construção de escolas, o prefeito Madeira está valorizando a educação em todos os aspectos, proporcionando mais qualidade e oportunidade a todos os alunos. Assim, o professor e os alunos estarão mais motivados e valorizados para desenvolver o trabalho com qualidade e toda a comunidade agradece”.

Ações de infraestrutura

Reformas e ampliações: Juscelino Kubitschek (Povoado Petrolina), São Félix (Povoado São Félix), Humberto de Campos (Povoado Açaizal), João Guimarães (Povoado Água Boa), Senhor Jesus (Vila Conceição II), João Lisboa (Povoado Cacauzinho), Madalena de Canossa, Paulo Freire, Santa Tereza, Frei Tadeu, Darcy Ribeiro, Raimundo Ribeiro (Vila Machado), Elisa Nunes, Amizade (Povoado Bom Jesus) e Enoque Alves Bezerra (Povoado Imbiral); Santa Laura (Bacuri), Dom Marcelino (Coquelândia) Raimundo Correia (Boca da Mata) e Santa Maria (Nova Imperatriz) e Creche Irmã Dulce.
Construções: Maria das Neves (Cafeteira), Professor José de Queiroz (Conjunto Vitória).
Construção de poço: Creche Antônia Glaucimere (Vila Macedo), Enoque Alves Bezerra (Povoado Imbiral).
Construção de anfiteatro: Escola Municipal Professor José Queiroz (Vila Vitória).
Construção em andamento: Pró-Infância Tipo B no Conjunto Planalto, Pró-Infância Tipo B - Vila Cafeteira e Parque Avenida, Pro-Infância Tipo C - Parque Senharol.
Licitação em andamento: Reforma das escolas Sousa Lima e Castro Alves; construção e cobertura de quadras nas escolas Paulo Freire (Parque Amazonas), Elisa Nunes (Santa Rita) e Madalena de Canossa (Parque Sanharol); construção de poço artesiano: Escola Bernardo Sayão (Riacho do Meio), Santo Amaro (Matança) e Pedro Abreu (Vila Fiquene).
Reformas e ampliações em andamento: São Sebastião (Bairro da Caema), Raimundo Correia (Boca da Mata).

Reconhecimento

A coordenadora da creche Sementinha de Vida, Fabiana da Silva Vieira, ressalta a importância das ações desenvolvidas na educação de Imperatriz. “Temos que divulgar as ações que a gestão do prefeito Madeira tem desenvolvido pela educação de Imperatriz. Quando Madeira iniciou o governo, eram apenas 24 creches, hoje são ao todo 32 creches que atendem crianças na zona urbana e em povoados da zona rural de Imperatriz e é a primeira vez na história de Imperatriz que os alunos de creches são contemplados com livros didáticos”.
A professora Inês de Jesus Silva, que integra o quadro de professores da Rede Municipal de Ensino há mais de 25 anos, ressalta os avanços percebidos na educação nos últimos quatro anos. “Sou Professora pública municipal há 25 anos, já passei por várias administrações, já vi e vivi muitas coisas, na cidade, na Secretaria de Educação e nas próprias escolas, porém o que vejo hoje, na cidade de Imperatriz no contexto educacional é algo inédito. Durante esses 25 anos de educação municipal, vi escolas se deteriorando pela ação do tempo (natural), vi localidades com um contingente até alto de alunos e que não tinham uma escola sequer. Nesses últimos quatro anos, a Prefeitura de Imperatriz tem feito reformas que vão muito além de simples pinturas nas escolas, tem construído prédios novos onde não existia, ampliado alguns já existentes, sem distinção, isto quer dizer tanto na zona urbana quanto na rural. Sem falar da própria estruturação da Secretaria de Educação, que hoje funciona descentralizada, com coordenações específicas a cada segmento, com equipe pedagógica e assessoramento às unidades educacionais. Outro avanço significativo que vi foi a adoção de livros para as turmas de Maternal, fato que nunca tinha acontecido; diários da creche adaptado para as competências próprias para idade das crianças”, ressaltou.