Na manhã desta quarta-feira (28), a partir das 8h30, a Prefeitura de Imperatriz realiza a reinauguração da Escola Municipal João Lisboa (Povoado Cacauzinho). A obra é mais uma do conjunto de ações que a gestão desenvolve para fortalecer a educação na zona rural. Esta é a terceira obra entregue em menos de uma semana.
A Escola João Lisboa recebeu obras de adaptação de banheiros para pessoas com deficiência; construção de muro; reforma da cozinha; construção de refeitório; troca de portas, telhas, piso e pintura. Com isso, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) espera dar maiores condições de segurança e bem estar aos estudantes, além de mais opções de ensino aos professores.
A escola - A Escola Municipal João Lisboa foi implantada no período em que a professora Laurene exercia o cargo de secretária de Educação de Imperatriz, atendendo a um pedido do então representante do povoado, José Alves da Costa. Ele solicitou que a então secretária concedesse ao povoado uma professora pois, ao prosseguirem com seus estudos, os alunos enfrentavam sérias barreiras.
Com o pedido do representante, no dia 10 de março de 1976, aproximadamente ao meio dia, chegava a Cacauzinho a professora Albertina Costa Noleto, acompanhada pelo representante e pela supervisora, professora Edelvira Marques. Daí, então, foi implantada a Escola Municipal João Lisboa, a qual recebeu este nome por ficar próximo à cidade de João Lisboa.
Atualmente, a escola funciona em dois turnos, matutino e vespertino, com trinta alunos matriculados em 2012, da educação infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental. Possui turmas multisseriadas e tem como gestor o professor Renato Jorge Pedrosa.
Ações - Educação no Campo - Com o objetivo de desenvolver em Imperatriz uma educação de qualidade, priorizando pelo desenvolvimento humano dos alunos e dando iguais condições de acesso ao ensino a todos os estudantes que integram a Rede Municipal de Ensino, a SEMED desenvolve projetos e ações específicas nas 32 escolas localizadas em povoados da zona rural de Imperatriz, através do Departamento de Educação no Campo.
Infraestrutura de qualidade no campo - Em agosto de 2011, a Secretaria Municipal de Educação realizou inauguração da reforma da Escola Municipal Humberto de Campos (Povoado Açaizal). Já em 2012 realizou reinauguração das escolas: João Guimarães (Povoado Água Boa) e São Félix (Povoado São Félix) e a construção de um poço artesiano na Escola Municipal Enock Alves Bezerra.
Escola Ativa - O Programa Escola Ativa foi implantado no primeiro semestre de 2011 em 15 escolas que fazem parte da Educação no Campo da Rede Municipal de Ensino com salas multisseriadas. O objetivo do programa é criar condições para a aprendizagem voltada para a compreensão da realidade social na qual a criança está inserida, buscando estimular vivências que objetivam a aprendizagem, a participação, a colaboração, o companheirismo e a solidariedade, envolvendo, reconhecendo e valorizando todas as formas de organização social. (Comunicação)
Publicado em Cidade na Edição Nº 14364
Comentários