Pacientes cadastrados no programa Órteses e Próteses recebem suas cadeiras de rodas

Seguindo as determinações do Ministério da Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) de Imperatriz entregou na cidade de Buriticupu, na última quinta-feira, 01 de outubro, 10 cadeiras de rodas. A ação do Programa Órtese e Prótese já havia entregue nessa etapa em Imperatriz 49 cadeiras de rodas para pacientes com mobilidade reduzida.
De acordo com a secretária de Saúde do Município de Imperatriz, Conceição Madeira, o objetivo é proporcionar mais qualidade de vida aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) por meio de entrega de cadeiras e também órteses, próteses, materiais especiais e adaptação postural em cadeira de rodas.
“A cidade de Buriticupu tem pactuação com o município de Imperatriz e nossa equipe acompanhou de perto a entrega dessas cadeiras, onde foi constatada a necessidade desses usuários do SUS, que veem no nosso trabalho a oportunidade de recuperar seus movimentos ainda que de forma mecânica”, ressalta a secretária.
A moradora da zona rural de Buriticupu, a aposentada Isabel Nascimento, de 101 anos, tem dificuldade para se locomover devido a alguns problemas de saúde e foi uma das beneficiadas. Ela ganhou a cadeira de rodas que, segundo ela, é a primeira que vai usar em toda sua história de vida. “Me sinto feliz, porque agora terei mais facilidade para me movimentar”, comemorou a aposentada.
Vale ressaltar ainda que nessa etapa a Secretaria beneficiou em sua grande maioria pessoas de origem humilde habitantes da zona rural do município, como os moradores de Cajual da Vila Nova e Vicinal Três. O ouvidor SUS de Imperatriz, Francisco Duvale, que esteve representando a secretária de Saúde na ação, e o assessor de Gabinete, Robério dos Santos, ratificaram o empenho da equipe técnica do município de Imperatriz no cadastramento dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) que necessitam desse benefício.
“Há um esforço muito grande da nossa secretária e de toda a equipe em fazer este serviço funcionar. É importante ressaltar isso, porque é graças à dedicação desses profissionais e do compromisso da Dra. Conceição Madeira com a qualidade de vida dos assistidos pela saúde pública de Imperatriz, tanto os moradores de lá quanto os dos municípios referenciados, é que vocês estão recebendo essas cadeiras hoje em suas residências”, observou Duvale.

Entregas

A coordenadora do Programa, Marlene Diniz, explica que os beneficiados com a entrega tanto das cadeiras de rodas quanto das órteses e próteses, são pacientes cadastrados no programa. “Todos os dias nós atendemos diversos pacientes que nos procuram. Estes então são cadastrados e damos início ao processo de cada um para que possamos entregar no menor tempo possível”, informa.
Ela ressalta ainda que o trâmite desde a entrada no processo até a entrega das cadeiras não é tão simples, tendo em vista que não se pode fazer compra por dispensa de licitação. “Às vezes fazemos processo licitatório para aquisição de uma única cadeira, mas vale alertar que ao dar entrada no pedido lá conosco, necessitamos de laudo do médico, porque as cadeiras são adquiridas de acordo com as especificações exigidas pelo especialista e sob medida”, esclarece a coordenadora.

Programa

A SEMUS/Imperatriz administra o Programa Órtese e Prótese do Governo Federal, cadastrando e entregando centenas de peças confeccionadas sob medida a pacientes que têm seus membros amputados por meio de acidentes ou decorrentes com alguma patologia.

TFD

O Programa Órtese e Prótese do Município, que funciona no prédio do Centro de Saúde Três Poderes, atende a 45 cidades da regional e vem devolvendo alegria a diversos pacientes que veem nesse programa a oportunidade de ter seus movimentos recuperados por meio da tecnologia, seja usando uma prótese ou com auxílio de uma cadeira de rodas. Em sua maioria eles perderam seus membros (inferiores ou superiores) e não têm condições financeiras de adquirir uma prótese por conta própria. (Maria Almeida – ASCOM)