Durante o evento foram debatidas ações com palestras relacionadas à saúde, educação, política, cultura, lazer, inclusão, direitos, mobilidade e acessibilidade, com o objetivo de fortalecer a rede de proteção ao idoso

A Prefeitura de Imperatriz, por intermédio do Conselho Municipal de Proteção ao Idoso e Sociedade Civil, programa vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEDES), realizou a abertura oficial da 4º Conferencia Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa. Com a temática "Protagonismo e Empoderamento da Pessoa Idosa - Por um Brasil de Todas as idades", o evento aconteceu durante todo o dia desta nesta quinta-feira (25), no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, que contou com a participação de diversos setores da sociedade civil, idosos, do prefeito Sebastião Madeira e demais representantes do setor público municipal.

Seguindo o calendário do Governo Federal, estabelecido pela Política Municipal de Atendimento à Pessoa Idosa, a Conferência é um espaço democrático de discussões e debates, que tem como objetivo analisar a situação das políticas públicas e avaliar os desafios de superação para a pessoa idosa no município de Imperatriz, propiciando a valorização do idoso, para que desenvolva autonomia,  favorecendo assim, maior inserção e participação do idoso no meio social. 
Para a presidente do Conselho Municipal de Proteção do Idoso, Maura Barroso, as políticas públicas são de grande importância para dar condições às pessoas envelhecerem com qualidade e de forma digna, além de sensibilizar as instituições e a sociedade sobre a importância do saber envelhecer. "Sabemos que envelhecer é um processo continuo e irreversível do ser humano, mas envelhecer com qualidade de vida depende de muitos fatores, entre eles: a participação da sociedade civil, do poder público, e dos próprios idosos, como forma de quebrar tabu preconceituosos contra essas pessoas", disse.  
Durante o evento foram debatidas ações voltadas para o tema, com palestras relacionadas à saúde, educação, política, cultura, lazer, inclusão, direitos, mobilidade e  acessibilidade, com o objetivo de propor ações para fortalecer a rede de proteção ao idoso. Ao final do evento, houve a indicação por votos de sete delegados que representarão o município na Conferência Estadual do Idoso. 
 Imperatriz hoje trabalha com vários órgãos de políticas de proteção e defesa dos direitos da pessoa idosa, cujos órgãos incluem: Casa do Idoso, Fórum Municipal da Pessoa idosa, Coordenação Municipal do Idoso, Rede Nacional de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa (Renadi), Promotoria do Idoso, Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE/MA), Coordenação da Saúde do Idoso no Município, Pastoral da Pessoa Idosa, entre outros. Devido o número de casos de violência contra pessoas da terceira idade, esses  órgãos pleiteiam junto ao Governo do Estado a implantação de uma delegacia especializada de proteção ao idoso, no combate a violência contra a dignidade humana. [Francisco Lima - ASCOM]