A presidente da Comissão Permanente de Licitação (CPL), Denise Brige, da Prefeitura de Imperatriz, explicou ontem (18), à reportagem, que o município realiza mensalmente processos de licitação para aquisição de produtos e serviços para atender à demanda da população de Imperatriz.
“A licitação começa com um processo que vem das secretarias, previamente autorizado pelo prefeito, onde é feita uma análise e confeccionado o edital para publicação nos órgãos oficiais (diários do Estado e da União), em jornais de grande circulação e, inclusive, no site da Prefeitura de Imperatriz (www.imperatriz.ma.gov.br)”, detalha.
Denise Brige explica ainda que, após a publicação do edital, é divulgada a data para a realização da sessão com a presença dos licitantes para análise das propostas, onde é verificada a marca, modelo e se o produto está de acordo com a especificação e a necessidade do município.
Além disso, o objeto da licitação é buscar o menor preço para o município de Imperatriz. “Logo após essa sessão, tendo um licitante ganhador, o processo é encaminhado para a Controladoria Geral do Município, que emitirá um parecer onde, se for positivo, retorna para a secretaria de origem para assinatura do contrato e passa a fornecer o objeto do contrato”, disse.

Pregão

Ela contou, ainda, que existe a licitação na modalidade de pregão, onde segue semelhante ritual, mas com detalhe em relação à realização da sessão, sendo feita inicialmente a abertura de propostas de preços e, posteriormente, de habilitação do produto e/ou serviço. “Depois é feita a proposta de preços. Quem licitar pelo menor preço considera-se provisoriamente vencedor do certame, pois deve-se, ainda, observar toda documentação exigida para ser declarado vencedor da licitação”, finaliza. (Comunicação)