Também foram realizadas onze edições do Festival de Jogos e Brincadeiras de Rua

Em 2009, o prefeito Sebastião Madeira recebeu a rede municipal de ensino de Imperatriz sem nenhuma quadra poliesportiva coberta. Com a elaboração do Plano de Ações Articuladas (PAR), a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) elaborou projetos e buscou recursos que viabilizaram a construção e cobertura de oito quadras nas escolas: Frei Tadeu (Vilinha), Morada do Sol (Jardim Morada do Som), Elisa Nunes (Santa Rita), Maria das Neves (Alto Bonito), Paulo Freire (Parque Amazonas), Juscelino Kubitschek (Petrolina), Pedro Abreu (Vila Fiquene) e Madalena de Canossa (Parque Sanharol), além das quadras nas escolas, São Félix (Povoado São Félix) e Dom Marcelino (Povoado Coquelândia) construídas pela Secretaria de Infraestrutura (SINFRA). 

Também foram realizadas onze edições do Festival de Jogos e Brincadeiras de Rua; ações do Programa Mais Educação e Atleta na Escola que beneficiaram mais de quinze mil alunos de escolas da rede municipal de educação. 
"Idealizamos e realizamos o Projeto Jogos e Brincadeiras de Rua em Imperatriz em escolas da zona urbana e povoados da zona rural. Este projeto já foi reconhecido nacionalmente por ser inovador e levar esporte aos alunos dos bairros"; revelou professor Moisés Charles, coordenador do Setor de Educação Física da SEMED. 
Domingos Bandeira, coordenador de Projetos Especiais da SEMED explica outras ações desenvolvidas em escolas: 
"O Programa Mais Educação contempla 4435 alunos em 23 escolas da rede municipal de Imperatriz com atividades nos macrocampos de acompanhamento pedagógico; educação ambiental; esporte e lazer; direitos humanos em educação; cultura e artes; cultura digital; promoção da saúde; comunicação e uso de mídias; investigação no campo das ciências da natureza e educação econômica". Luana Barros [ASCOM]