
“A3P Prefeitura de Imperatriz realiza trabalho de conscientização ambiental nos seus departamentos”. A informação foi prestada pela bióloga Ivanice Cândido Lima Falcão, assessora de projetos especiais da Prefeitura de Imperatriz e presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente – COMMAM.
De acordo com Ivanice Cândido, a A3P é uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente e seu objetivo principal é promover a internalização dos princípios de sustentabilidade socioambiental nos órgãos e entidades públicos.
Ela informa ainda que a A3P pode ser desenvolvida em todos os níveis da administração pública, na esfera municipal, estadual e federal e em todo o território nacional. “O programa foi criado para ser aplicado na administração pública, mas pode ser usado como modelo de gestão ambiental por outros segmentos da sociedade”, explica.
O MMA apoia tecnicamente as instituições interessadas em implementar a A3P. Para auxiliar o processo de implantação da agenda, o MMA propõe aos parceiros interessados a sua institucionalização por meio da assinatura do Termo de Adesão e o seu cadastro na Rede A3P.
Em dezembro passado, Ivanice Cândido foi recebida em Brasília pelos representantes do Departamento A3P, Páblo Maya Pereira Ciari, técnico especialista em meio ambiente, e Fernanda Ishibiya Espíndola, analista ambiental, ambos do Ministério do Meio Ambiente.
A3P é um dos programas e ações da Política Nacional dos Resíduos Sólidos, garantido por intermédio da Lei 12.305/10.
Segundo informa Ivanice Cândido, com a implantação da A3P a prefeitura de Imperatriz assume a frente no processo de gestão de resíduos sólidos e meio ambiente.
A assessora informa ainda que a prefeitura municipal de Imperatriz já vem realizando várias ações que fazem parte da A3P, citando como exemplo a redução do consumo de água e energia em 30% no ano, de 2012 a 2013, por intermédio da Secretaria de Administração e Modernização, departamento da UGEM.
Na próxima terça-feira (28), a assessora de projetos especiais, Ivanice Cândido, vai dar início a um ciclo de palestras educativas aos servidores das secretarias da Administração e Modernização (SEAMO); Agricultura, Abastecimento e Produção (SEAAP), de Desenvolvimento Econômico (SEDEC) e Assessoria de Comunicação (ASCOM), as quais funcionam no prédio onde funcionava a SEMED. (Domingos Cezar/ASCOM)
Comentários