Esgotado todos os prazos legais e jurídicos, o Conservatório Dramático e Musical será inaugurado nesse mês

Nesta quarta-feira, 06 de novembro, a Prefeitura de Imperatriz, por intermédio da Fundação Cultural do município, abre inscrição para a primeira turma do Curso Livre de Canto Coral e Regência. A iniciativa marca a primeira etapa da inauguração do Conservatório Dramático e Musical de Imperatriz. A obra que já está concluída, possui data de entrega marcada ainda esse mês, no dia 21 de novembro.

"Nós recebemos a obra inacabada, porém por questões legais, na época não pode ser finalizada. O que só foi possível após um logo processo burocrático, que incluiu conseguir um aditivo para o isolamento e tratamento acústico. A gestão do prefeito Assis Ramos realizou a aquisição dos equipamentos, e graças a essa ação, finalmente a obra poderá ser entregue à população", ressalta José Carneiro Buzuca, presidente da Fundação Cultural de Imperatriz.
Para participar da seleção da primeira turma do Conservatório, que está disponibilizando 100 vagas, é necessário ter mais de 12 anos de idade e ser residente em Imperatriz. Para efetuar as inscrições, que vão até dia 11 de novembro, os interessados devem preencher e imprimir o formulário disponível no site da prefeitura, no endereço http://www.imperatriz.ma.gov.br/conservatorio/, e entregar junto com a documentação solicitada na sede da Fundação Cultural, das 8h às 13h.
Com inscrições gratuitas e certificação de 120h, os documentos necessários para concorrer à vaga na primeira turma do Conservatório são: RG, CPF e comprovante de residência ou Certidão de Nascimento e o comprovante de residência. Após deferimento da inscrição, os candidatos passarão pelo teste de aptidão sensório motor, que será realizado no Conservatório Dramático e Musical, nos dias 12 e 13 de novembro, das 8h às 17h.
A turma possui início imediato, sendo a primeira aula marcada para o dia 14 de novembro e conclusão, dia 20 de dezembro. O maestro Giovane Pietrinni, diretor do Conservatório, destaca que "embora não sejam contemplados nesse primeiro edital, teremos editais específicos para menores de 12 anos e pessoas com deficiência. O nosso objetivo é contemplar o maior número de pessoas possíveis, em especial os alunos da rede pública municipal".
Conservatório Dramático e Musical
Localizada na rua Bom Jesus, esquina com a rua MW6, no bairro Santa Rita, a obra, concebida para ser uma escola de belas artes, é fruto de um termo de ajuste de conduta entre Eletrobras Eletronorte, Ministério Público Federal do Trabalho e Prefeitura de Imperatriz, através da Fundação Cultural. O processo foi intermediado pelo juizado da Infância e da Juventude, através de seu titular, Delvan Tavares.
Além de música, o espaço agregará também teatro, dança, cinema e artes circenses. Construído em 2016, o conservatório teve sua conclusão interrompida devido ao revestimento acústico que estava sendo colocado, pois o mesmo se mostrava inadequado. Para solucionar o problema, houve a necessidade da aprovação de aditivo no valor de 180 mil reais, que foi garantido pela Eletrobras Eletronorte, após reunião em Brasília, com o vice prefeito Alex Nunes Rocha e o maestro Giovane Pietrinni, em junho de 2017.
Essa ação possibilitou a colocação do sistema drywall, que além de atuar no isolamento interno e externo, também auxilia no tratamento acústico, garantindo qualidade de som no ambiente. (Rafael Pestana)