Divulgação/ASCOM

O deputado federal Chiquinho Escórcio informou ontem pela manhã que mais um passo importante foi dado para o aumento do teto financeiro para o financiamento do sistema de saúde do município de Imperatriz, defasado há pelo menos quatro anos. Na última quinta-feira, ele, o prefeito Madeira e a secretária de Saúde, Conceição Madeira, pela terceira vez, se reuniram com técnicos do Ministério da Saúde para definir o nível do aporte financeiro.
Na reunião de quinta-feira, segundo o deputado, o prefeito e a secretária apresentaram os documentos (números) que estavam sendo pedidos pelo Ministério da Saúde para o fechamento das negociações.
“O Madeira e a secretária Conceição apresentaram toda a documentação exigida pelo Ministério. Acredito que ainda esta semana tenhamos uma boa notícia para dar para a população de Imperatriz e dos municípios pactuados”, informou o deputado.
Aumentar o valor do financiamento do sistema de saúde de Imperatriz, responsável pela alta complexidade de todos os municípios dessa região, tem sido uma das lutas do prefeito Madeira e da secretária Conceição. Para o prefeito, a única maneira de livrar a saúde de Imperatriz da situação de estrangulamento é o Ministério da Saúde aumentar os recursos.
Para o prefeito, a conta é simples. Há quatro anos, quando do último aumento do teto financeiro, o Hospital Municipal (Socorrão) fazia no máximo oito mil atendimentos por mês. Hoje, o número chega até 18 mil, o que implica numa maior demanda por medicamentos, contratação de serviços, refeições e até pessoal. (Comunicação)