Madeira e J. Ribamar farão a abertura da Semana do Trânsito

Neste domingo (18) acontece a abertura da Semana Nacional de Trânsito. Como nos anos anteriores, o evento tem o objetivo de conscientizar sobre os cuidados necessários durante a condução de um veículo, além, é claro, de buscar a redução no número de acidentes. O tema da campanha 2011 é “Juntos podemos salvar milhões de vidas”.
Em Imperatriz, o lançamento da campanha acontece no dia seguinte (19), no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), a partir das 8h. O município seguirá o tema nacional mas, em paralelo, também vai trabalhar o tema “No trânsito está em suas mãos evitar o pior”.
O destaque da programação é a realização de uma caminhada pela paz no trânsito, no dia 23 (sexta-feira), às 8h. O ponto de partida será a Semus. A ideia é envolver, também, os estudantes. O secretário de Trânsito de Imperatriz, José de Ribamar Alves, o Cabo Jota Ribamar, aproveitou para convidar as pessoas a participarem dos eventos da Semana de Trânsito e, em especial, da caminhada. “Estamos convidando a todos para participarem. É um momento importante, onde informaremos as pessoas da importância de serem mais prudentes”, explicou.
A cerimônia de abertura contará com a presença do próprio secretário, Cabo Jota Ribamar; do prefeito Sebastião Madeira e de alguns secretários, além de Flávio Trindade, diretor do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN), convidado especial para esse evento. Na ocasião, serão entregues os certificados dos alunos do Programa de Educação para o Trânsito (PROMETI), projeto este desenvolvido pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (Setran) nas escolas da rede municipal. O programa, de acordo com Jota Ribamar, vem alcançando o sucesso desejado, uma vez que está sendo bem aceito pela comunidade estudantil.
Campanha 2010 - No ano passado, a Semana Nacional teve como tema o uso do cinto de segurança pelos passageiros sentados nos bancos traseiros dos veículos e a utilização da cadeirinha para crianças. Imperatriz, no entanto, aproveitou para orientar, também, sobre as paradas obrigatórias e a sinalização.
O Cabo Jota Ribamar fez um balanço dos resultados da campanha 2010. “Foi muito positivo, principalmente porque, nas abordagens que fazemos diariamente, nós observamos, sobretudo, a utilização da cadeirinha com mais frequência. O cinto de segurança já virou cultura. É claro que ainda existem pessoas que acham que atrás [banco de trás] não é necessário usar o cinto, mas temos convicção que isso mudou muito”, garantiu o secretário.
Ações recentes - O trânsito, por sinal, foi alvo de diversas ações, com o objetivo de torná-lo mais organizado e reduzir os índices de acidentes. Um exemplo é a alteração no sentido de várias ruas, como a Bernardo Sayão e a Coriolano Milhomem, que passaram a ter sentido único.
Outro ponto que deve ser citado é a revitalização de várias vias, que serviram para aliviar o fluxo de ruas e avenidas. São os casos, por exemplo, da rua Sousa Lima e da avenida Santa Teresa, que foram totalmente recuperadas. A sinalização também é uma das frequentes preocupações da Setran.
Os casos mais recentes são os das ruas Brasil e Gonçalves Dias, que foram recuperadas e totalmente sinalizadas. Está prevista, ainda, a instalação de mais cinco semáforos na cidade. Dois deles irão beneficiar o cruzamentos da rua Pernambuco com a avenida JK e da rua Paraíba com a Padre Cícero.
A Semana de Trânsito 2011 será encerrada no próximo dia 25 (domingo).
Década do trânsito - A questão do trânsito torna-se cada vez mais discutida em todo o mundo, por isso a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), há pouco mais de um ano, proclamou o período que vai de 2011 a 2020 como a Década Mundial de Ação pela Segurança no Trânsito. O objetivo é estimular esforços das autoridades competentes para reverter os números de acidentes em todo o planeta.
Também faz parte da iniciativa a Organização Mundial da Saúde (OMS) e outros organismos internacionais. Atualmente, estima-se que 1,3 milhão de pessoas morram todos os anos em decorrência de acidentes no trânsito. A maioria destas pessoas tem entre 15 e 44 anos de idade. (Comunicação)