No balanço de ações da Secretaria Municipal de Esportes Lazer e Juventude, Sedel, avanços em todos os setores de atuação da pasta marcaram o ano de 2018. Dentre eles, está a inauguração do programa Estação Juventude 2.0, lançado em novembro, com a presença do secretário nacional da Juventude, o maranhense Assis Filho. Além disso, o órgão esteve presente em mais de 90 competições e eventos esportivos e culturais, contribuindo com estrutura física, troféus, medalhas, todos doados e entregues a pessoas individuais, entidades e equipes de esporte.

“A Sedel participou em 2018 de todos os eventos ligados ao programa ‘A gente Faz Cidadania’, o último realizado mês passado no Povoado Coquelândia, onde foram atendidas mais de duas mil pessoas. A manutenção das Praças Esportivas foram atividades que também marcaram 2018 na Sedel.
O Estádio Municipal Frei Epifânio, o principal local para a prática do futebol na cidade, passou recentemente por vistoria da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e teve todo apoio da Sedel. O Frei Epifânio teve suas dimensões adequadas às determinações da FIFA. O comprimento oficial é de 165 metros por 68 de largura”, informou o secretário Eudes Feitosa.
O secretário acompanhou e supervisionou pessoalmente junto ao administrador do estádio Frei Epifânio, Cristiano Silva, o trabalho feito pelo topógrafo da empresa conveniada da CBF, Michael Treglia. Um projeto já aprovado em parceria com a Citelum, toda a iluminação do Frei Epifânio será trocada. Os atuais refletores serão trocados por lâmpadas de led, que dará maior luminosidade e, em consequência, melhores condições para os jogos noturnos.
Sobre o Estação Juventude 2.0, Eudes explicou que é programa que integra o pacote de ações Brasil Mais Jovem 2018, um pacote de iniciativas voltadas aos brasileiros de Imperatriz, de 15 a 29 anos, são espaços de convivência e inclusão como parques, praças e centros culturais, para combater a violência sofrida por jovens de áreas vulneráveis. Além de espaços equipados com instrumentos e pessoal capacitado, são oferecidos cursos, oficinas, capacitações e muito mais. O objetivo do Estação Juventude é transformar a vida dos jovens, desenvolvendo o caminho para o futuro, com educação, trabalho, saúde, empreendedorismo, lazer e participação política e comunitária.
A Sedel deu total apoio à Sociedade Imperatriz de Desportos, SID, no Campeonato Maranhense e Campeonato Brasileiro Série D. O Cavalo de Aço foi vice-campeão maranhense e ficou entre as quatro melhores equipes da Série D, se classificando para a Série C do Campeonato Brasileiro. Com a parceria do Imperatriz, a Sedel desenvolveu o projeto ‘Torcida Cidadã’, que em 2018 contemplou 500 crianças e adolescentes de entidades filantrópicas de Imperatriz, que assistiram a jogos do Imperatriz de maneira gratuita das tribunas do Frei Epifânio e receberam lanches nos intervalos dos jogos.

Jogos Escolares

Em 2018, marcou também maior movimentação de todos os tempos, nos Jogos Escolares Imperatrizenses, com a participação de mais de 100 escolas das redes municipal, estadual e particular e 7 mil alunos/atletas. A Sedel deu também total apoio a realização da Seletiva dos Jogos Escolares Maranhenses, com a participação de 14 municípios da região. Deu apoio total e irrestrito aos jovens atletas de Imperatriz, que participaram dos Jogos Escolares Maranhenses, parte final em São Luís, como também aos que participaram dos Jogos da Juventude, realizados em Natal-RN.
Foram realizados ainda, com apoio da Sedel, Corrida 16 de Julho, alusiva ao aniversário da cidade, Jogos na Areia, Travessia Rio Tocantins, Campeonato Escolar Maranhense - CEM, na disputa das modalidades esportivas que não são disputadas nos Jogos da Juventude, e por último torneio início do 1º Campeonato de Futebol da Zona Rural. 

Programa Jiu Jitsu nas Escolas

Para fechar com chave de ouro a temporada de 2018, a Sedel realizou um torneio de encerramento do ano letivo do programa ‘Jiu Jitsu nas Escolas’. Além dos alunos dos dois polos, Complexo Esportivo Barjonas Lobão e Recanto Universitário, com a participação de 90 alunos/atletas, teve a participação de atletas de academias de Imperatriz, como Shuduca Tean, Projeto Batuk, Arena Jiu Jitsu e Centra - Centro Treinamento Rodrigo Argentino.
Os resultados foram excelentes para os alunos do projeto ‘Jiu Jitsu nas Escolas’, que além de formar cidadãos, vem formando também grandes atletas. Esse torneio teve a participação de toda a equipe da Sedel, comandada pelo secretário Eudes Feitosa.
Programação para 2019 na área do esporte será aberta com o retorno do projeto Torcida cidadã. Dia 19 de janeiro equipe da Sedel levará crianças e adolescentes de projetos sociais à partida entre Imperatriz e Santa Quitéria, na abertura do Campeonato Maranhense de Futebol. (Dema de Oliveira – Ascom)